10 comportamentos que vão transformar a sua vida

«Se choras porque não vês o sol, as tuas lágrimas impedir-te-ão de ver as estrelas», escreveu uma vez o poeta indiano Rabindranath Tagore. Muitas vezes, baixar os braços e desistir parece ser o caminho mais fácil, esquecendo-se muitas pessoas de valorizar o que as rodeia. Também é o seu caso? Tome nota de 10 sugestões que o vão ajudar a mudar positivamente a sua vida:

1. Exercite diariamente a sua mente para o positivo

Treine o seu pensamento para manter, a cada dia, uma perspetiva mais positiva sobre si e sobre a sua vida. Pare de se focar nas coisas que não gosta e/ou que o deixam insatisfeito consigo e/ou com a sua vida. Chegou o momento de mudarmos o foco da sua atenção para as coisas que o fazem sentir-se bem e… feliz!

2. Busque a sua realização pessoal

Avalie o seu nível de satisfação nas diversas áreas da sua vida, da pessoal à académica, passando pela profissional, pela familiar, pela social e por aí fora… Quais as áreas em que se sente realizado? E quais as áreas que sente que precisam de ser trabalhadas? Então, vamos lá estabelecer novos objetivos e colocar em prática tudo aquilo que precisa para se sentir (mais) realizado. Vamos a isso!

3. Aceite-se incondicionalmente

Aprenda a gostar de si, exterior e interiormente. Interrogue-se. Quais são as características que mais gosta em si? O que é que o torna único? Quais são as suas maiores vitórias e/ou conquistas? Faça um esforço por se lembrar diariamente das suas qualidades, virtudes, êxitos e sucessos, porque, por mais pequenos que sejam, vão ajudá-lo a sentir-se (mais) feliz.

4. Compare-se apenas consigo próprio e veja-se a progredir

Evite comparar-se com os outros. Por mais que julgue conhecer a vida de outras pessoas, a realidade pode andar bem longe daquilo que elas se esforçam por fazê-lo acreditar através do que lhe contam e/ou lhe mostram. Por isso, compare-se somente consigo próprio ao longo do tempo. Pense nas capacidades e competências que tem desenvolvido ao longo da sua vida, nos objetivos que tem alcançado, e em tudo aquilo que o faz sentir que está a evoluir e a obter progressos.

5. Seja o seu melhor amigo

Escute-se e esteja atento aos seus diálogos internos. Pare de se massacrar sem piedade quando comete um erro, pare de se recriminar por não saber fazer algo, pare de trazer à memória acontecimentos negativos do seu passado… Aceite que pode errar e que haverão sempre coisas que não saberá fazer. Aprenda a dialogar consigo mesmo de forma amigável. Seja (mais) tolerante e compreensivo consigo próprio!

6. Visualize-se de forma positiva

Somos o que pensamos. O que somos depende (em grande parte) daquilo que nós pensamos acerca de nós próprios… Por isso, procure pensar em si e visualizar-se de forma positiva. Trata-se de colocar a sua mente a seu favor, projetando imagens mentais positivas sobre si onde se veja a atingir as suas metas pessoais, a ultrapassar os seus medos, a superar as suas dificuldades e por aí fora… Deixe-se surpreender-se consigo mesmo!

Veja na página seguinte: Outros comportamentos a adotar para uma vida melhor

Ver artigo completo

LEAVE A REPLY