3 treinos aquáticos (diferentes) para todo o corpo

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Você sabe o que o Acqualionfighting o Deep Running e o Hidrospinning têm em comum? São treinos realizados debaixo d’água que trabalham praticamente todo o corpo. Sem impacto e completas essas atividades fortalecem a musculatura de braços (tríceps) pernas glúteos coxas abdômen e ainda prometem ganho de força e de velocidade além da melhora da capacidade aeróbica resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. Mergulhe nessa e confira como esses treinamentos funcionam.

Acqualionfighting

Já imaginou o que pode acontecer quando se pratica artes marciais na piscina? Essa mistura resulta no Acqualionfighting modalidade que trabalha os braços (tríceps) coxa abdômen e promete ganho de força velocidade e resistência. A ideia surgiu quando o criador da modalidade Fernando Lion percebeu que o aprimoramento de certas técnicas seria limitado na sala de aula mas poderia ser realizado facilmente na água. A atividade é indicada para todas as idades e dá a oportunidade para que qualquer pessoa conheça e aprenda artes marciais sem receios. O Acqualionfighting é recomendável principalmente para quem tem problemas respiratórios e também permite o condicionamento físico adequado para cada objetivo.

Nos primeiros 30 minutos de treino são desenvolvidos trabalhos das lutas Sanda e Muay Thai com chutes socos cotoveladas e joelhadas em revezamento com saltos. Nos 20 minutos seguintes são trabalhados os saltos e movimentos de bastão do Wushu. E nos últimos 10 minutos da aula são realizados movimentos de Tai Chi para o relaxamento e alongamento.

Deep running

A principal característica da corrida em piscina funda é sua natureza de baixo impacto. Isso tem feito com que esse tipo de exercício seja utilizado como forma de reabilitação e crosstraining (treinamento cruzado) por atletas de corrida. O Deep Running consiste de uma corrida simulada na piscina em que não seja possível tocar no fundo mantendo a cabeça sobre a água com o auxílio de um dispositivo flutuador (vestimenta ou cinturão). A forma do movimento na piscina deve ser a mais semelhante possível à técnica da corrida terrestre apesar de existir modificações nos padrões de movimento entre os dois exercícios.

A atividade melhora a manutenção do condicionamento sem impacto a técnica para a corrida o controle da temperatura pois há maior capacidade de transferência de calor no meio aquático e ainda na recuperação ativa após competições ou treinos mais intensos.

O Deep Running é benéfico para corredores não apenas como forma de reabilitação física mas como um meio de treinamento preventivo de lesões favorecendo o princípio da continuidade do treinamento esportivo.

Hibrobike (Hidrospinning)

Outra alternativa diferente de exercício aquático é a hibrobike ou hidrospinning – a denominação pode variar – já presente nas maiores capitais brasileiras. As aulas são realizadas em bicicletas especiais criadas exclusivamente para ambientes aquáticos e têm o mesmo ritmo dinâmico e animado das sessões tradicionais de spinning.

Indicada por fisioterapeutas e médicos a atividade beneficia principalmente as gestantes os obesos e as pessoas com lesões ósseas ou musculares já que diminui o risco de fraturas por contar com um menor grau de impacto e atrito.

(Fonte: Fernando Lion criador do Acqualionfighting)

Esta matéria foi produzida no site ativo.com

 

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