5 passos para o sucesso nos treinos

    0
    47

    Nesses 30 anos atendendo executivos profissionais atletas e pessoas que aspiram por uma vida mais saudável utilizo uma regra básica para planejar a evolução dessas pessoas. São cinco passos que bem orientados serão ideais para conquista da alta performance e qualidade de vida através da atividade física.

    Tudo inicia com a Avaliação e Testes seguido da Determinação de Objetivos e Definição do Calendário. Daí passaremos para o Planejamento sem esquecer da Reabilitação.

    1. Avaliação e testes
    É a fase prioritária porque o objetivo de qualquer atleta independentemente da sua natureza profissional e amadora deve entrar pela porta da frente na busca prioritária da saúde integral. Testes fisiológicos bioquímicos e neuromusculares são sempre recomendados.

    Quem se submete a um programa de treinamento não pode mais treinar por treinar. Deve anualmente ser submetido às avaliações e testes pré-estabelecidos para evolução de sua saúde física e mental.

    2. Determinação de objetivos
    Ao contrário do que se imaginava o esporte pode ser utilizado como filosofia de vida e na determinação dos objetivos. Para mim esses objetivos devem ser tratados de maneira muito especial. Devemos ter um objetivo grande para nortear a nossa evolução.

    O que quero que aconteça ao longo desse tempo? Que tipo de pessoa de atleta eu desejo ser? Como pretendo estar depois deste período?

    Pensamento positivo é uma ótima tática e lembrando quanto mais específico o objetivo melhor!

    3. Definir o calendário
    Eu sempre encontro pessoas criticando a falta de tempo ou a falta de atividades da mesma forma como se estivesse criticando o país e seus governantes. Uma estratégia que tenho usado é de que o calendário deve ser uma obra elaborada pelo próprio interessado. Monte sua temporada colando algumas provas de caminhada e corrida e eventos ainda não confirmados e caso não aconteçam você tem outras para substituir. Isso evita frustração pelo tempo de treino de preparação e a dedicação não fica em vão.

    4. Planejamento do Calendário
    No calendário devemos enaltecer as participações em níveis de preparação avaliação e resultado. Tudo muito bem casado com os compromissos profissionais. Uma dica é você durante uma viagem a negócios verificar se na cidade ou país que visitar há alguma prova que possa participar.

    Um programa de treinamento deve estar estruturado em fases. A fase de alcance da forma física técnica e tática com a fase de estabilização e sucedido a uma fase de regressão.

    5. Reavaliação periódica e total da temporada
    Parece tudo mais fácil depois desses passos mas esta quinta fase é fundamental. O que foi planejado na temporada anterior deve ser avaliado revisado e redimensionado criteriosamente para servir de referência para uma nova temporada.

    Aproveite as dicas!!!

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    Deixe uma resposta