7 dicas para os novatos na academia

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    Pela pressa ou euforia você pode se esquecer de algumas questões específicas relacionadas à realização das atividades como a roupa a ser usada alimentação e o descanso e que acabam impactando no resultado dos exercícios. Veja os principais pontos de atenção:

    Não deixe de aquecer
    Aqueles minutinhos iniciais do seu tempo de treino servem para preparar seu corpo e mente para o desempenho adequado da atividade física sem o risco de lesões. Além de aperfeiçoar a coordenação motora o aquecimento acelera o metabolismo e melhora a eficiência das articulações para que elas aguentem as cargas do treinamento.

    Com que roupa eu vou
    Para você ficar o mais confortável e seguro é necessário utilizar roupas confeccionadas com matérias leves como algodão e Lycra e que permitam a transpiração como o DryFit. Isso é importante para evitar o superaquecimento corporal e também a proliferação de microrganismos que podem causar além de odores infecções na sua pele. O tênis mais confortável e adaptado ao seu tipo de treino também é indicado.

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    Treino específico
    Há um programa de exercícios ideal para cada pessoa e isso é definido de acordo com alguns critérios como fatores biológicos metas com a atividade física e nível de preparo. Por isso aquele treino que está dando bons resultados para um amigo seu pode não ser eficiente para você. Ai entra um dos papeis do profissional de educação física que é capacitado para elaborar um treinamento com foco nas suas necessidades.

    Squezze ou garrafinha
    Como você já sabe quando sente sede é sinal de que o seu corpo já está mais do que necessitado de água. Além de desintoxicar o organismo e transportar nutrientes a bebida vital ajuda a repor “ingredientes” necessários para produzir energia fundamental para o treino.

    Alimentação antes e depois do treino
    Esse é um passo quase tão importante quanto o próprio treino para você atingir os resultados esperados com a atividade. Uma alimentação adequada garante energia para realizar os exercícios com eficiência e também uma boa recuperação muscular pós-treino o que evita o catabolismo (perda de massa magra). Por isso evitar treinar em jejum e procurar a orientação de um profissional de nutrição para elaborar a dieta ideal para você pode ser bom para esse momento.

    Atenção ao treino
    Aumentar as cargas sem o devido preparo pular ou mudar a ordem dos exercícios são algumas atitudes que podem comprometer sua saúde e aumentar o risco de lesões. O profissional especializado está apto a zelar por sua segurança nos treinos.

    Descanso
    O sono adequado garante uma boa recuperação e inclusive construção muscular que é o que vai fazer o seu treino realmente valer a pena em função do ganho de massa muscular. Além disso também é necessário respeitar o descanso semanal da atividade (deve ser indicado pelo professor) para afastar o “fantasma” do overtrainning ou seja da fadiga excessiva pelo esforço.

    (Fonte: Alex Benzal professor da rede de academias JustFIT)

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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