7 dicas para poupar com alimentação saudável

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A alimentação representa cerca de 25% das despesas das famílias, de acordo com dados do Pordata, relativos ao segundo trimestre de 2015. A redução do poder de compra obrigou muitos portugueses a reverem os seus hábitos enquanto compradores: estão mais atentos ao preço, às promoções, compram menos, mas de forma mais consciente. No entanto, um aspeto fundamental é não abdicar de uma alimentação saudável.

Comer alimentos processados, congelados e já preparados pode ser prático, mas tem prejuízos para a saúde e, contrariando a ideia instituída, para a carteira. Não sendo uma missão impossível ter uma alimentação saudável exige conhecimento, tempo e paciência. Fique a conhecer sete dicas para poupar com a alimentação saudável.

1. Tenha uma alimentação inteligente

De acordo com o livro “Alimentação inteligente”, publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que está disponibilizado gratuitamente ‘online’, é possível poupar dinheiro ao fazer melhores escolhas de alimentação. O segredo é a organização e seguir os cinco conceitos-chave para uma alimentação saudável e econômica: evitar comprar “lixo alimentar”, apostar num bom pequeno-almoço, optar por confeccionar refeições saudáveis para levar para escola e trabalho, comer sempre sopa e seguir a dieta mediterrânica.

2. Planeie as refeições

Este é um passo fundamental para poupar nas compras de comida e evitar ter opções menos saudáveis. Esta é uma tarefa para a qual deve dedicar algum tempo. Quando estiver a planear as refeições pense nas seguintes questões: Que alimentos tenho em casa? Posso reparar refeições saudáveis com o que tenho? O que tenho de comprar para fazer refeições saudáveis a baixo custo? De seguida faça uma lista de compras e consulte os folhetos com promoções e faças as suas escolhas, tendo em consideração os produtos em promoção.

3. Escolha sempre fruta e hortícolas da época

Uma dica importante que nem sempre é tida em consideração: Quando está a fazer a lista de compras e a planear refeições lembre-se de escolher fruta e legumes da época. São mais econômicos e nutritivamente mais ricos. Segundo a publicação “Alimentação inteligente”, duas sopas (almoço e jantar) e três peças de fruta têm o custo diário por pessoa de 1,21 euros. Conheça aqui o calendário de produção nacional.

4. Conheça as regras da cozinha saudável

Ter uma alimentação saudável significa cortar nos fritos. Opte antes pelos estufados, cozidos, grelhados e assados com pouca gordura. Coloque pouca gordura – quando o fizer opte pelo azeite, reduza a quantidade de sal ao optar pelas especiarias e ervas aromáticas. Não exagere no tempo de confecção dos alimentos, porque gasta mais energia e os alimentos perdem valor nutricional. Guarde a água de cozedura dos hortícolas e utilize-a para outra confecção, por exemplo, para a sopa. Leia o artigo:

5. Aproveite os alimentos na totalidade

Sabia que apenas 40% das frutas e hortaliças são aproveitadas? E que a casca e talos das mesmas têm mais nutrientes do que a polpa? Adote o princípio do “aproveitamento integral dos alimentos” para reduzir o desperdício dos alimentos e melhorar a alimentação. Inspire-se em algumas ideias que estão no E-book da Eurest “Receitas saudáveis e sustentáveis”.

6. Compre carne a granel

Irá poupar dinheiro se optar por comprar carne a granel, do que se optar pela carne já embalada, de acordo com a edição de novembro de 2015, da revista Proteste. Além disso, há a vantagem de poder escolher o corte ou a peça. A mesma publicação indica que a carne adquirida nos talhos dos supermercados é mais econômica do que se comprada num talho de rua.

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