9 cuidados na busca do corpo ideal

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    Na busca pela melhora da parte física é comum cometer alguns excessos e deslizes que fazem com que todo o seu trabalho vá por água abaixo.

    Pesando nisso listamos nove pontos de atenção para que consiga alcançar seus objetivos com saúde assim como o corpo ideal.

    1. Ganhos rápidos
    Se você nunca treinou tem maior tendência a conseguir resultados mais rápidos pois geralmente iniciantes têm alterações corporais mais rápidas. Isso porque a partir do momento que você começa a ter um gasto calórico maior pode ter uma perda de peso significativa. Mas a sua dieta contribui bastante para isso também. Mantendo a rotina regrada de treino sono e dieta os ganhos aparecem.

    2. Continue se exercitando no período das festas
    Querendo ou não nessa época você acaba comendo e bebendo um pouco mais. Assim o acúmulo de substâncias tóxicas sobe e isso não é benéfico para o corpo. Por isso a importância de fazer alguma atividade física durante esse tempo para a manutenção dos sistemas cardiorrespiratório o que ainda evita o acúmulo desproporcional de gordura saturada no corpo. Mas obviamente se você exagerar demais vai perder tudo que conquistou nos últimos meses.

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    3. Nada de malhar duas vezes ao dia
    Achar que aumentar o número de treinos vai queimar muito mais caloria é um engano. Isso pode acabar gerando lesões musculares e até uma perigosa desidratação.

    4. Cuidado com a alimentação
    Saiba que 90% dos resultados que a maioria das pessoas busca na academia estão aliados à dieta independente do seu objetivo. Não adianta nada você fazer um treino de altíssima intensidade se depois não estiver fazendo a reposição certa de nutrientes que o corpo precisa do mesmo jeito que se você se alimentar mal você não vai conseguir fazer o treino naquele volume que gostaria. O ideal é sempre gastar mais do que se consome. Mas o acompanhamento de um nutricionista nesse processo também é muito importante pois fazer a reposição calórica de maneira correta e na hora correta é o que vai resolver.

    5. Foque nos exercícios aeróbicos e anaeróbicos
    No geral a perda de gordura está aliada com o sistema oxidativo que é o aeróbico como a corrida pois é ele que trabalha o metabolismo de gordura. Isso exige tempo de treinamento uma intensidade moderada e um volume um pouco maior de execução para que seja ativado. Mas estudos científicos mostram que a melhor maneira de atingir a forma ideal é aliar os dois treinos: aeróbico e anaeróbico como a musculação.

    6. Cuidado com a temperatura
    Com o aumento da temperatura o corpo tenta eliminar calor e você acaba suando mais e tendo um desperdício maior de líquido. Isso pode gerar uma desidratação o que acarreta em desequilíbrio cardíaco. Para evitar o problema basta ingerir bastante água ou evitar fazer atividade física entre 10h e 16h.

    7. E as atividades complementares?
    Elas são importantes na perda de peso mas quando feitas com cuidado. Fazer um esporte aliado à academia é sempre bom mas você precisa saber equilibrar a rotina de exercícios com uma dieta específica.

    8. Hidratação
    Sempre esteja atento ao seu corpo. A recomendação do Colégio Americano de Medicina do Esporte diz que você deve ingerir de 200 a 250 ml de água a cada 15 minutos de atividade física. Para quem treina nessa época do ano no entanto o recomendado é tomar de 3 a 5 litros de água por dia até pela quantidade de líquido que você perde se exercitando.

    9. Importância do descanso
    O músculo precisa de um descanso para ter bons resultados. Forçá-lo constantemente pode gerar um princípio de lesão o que pode levar todo seu trabalho e sua dedicação por água abaixo.

    Você também tem alguma estratégia eficaz para os treinos surtirem efeito? Compartilhe com a gente.

    (Fonte: Arthur Plácido professor da Fórmula Academia São Caetano – SP)

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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