A importância da avaliação física

    0
    39

    Para fazer uma adequada e correta prescrição de um programa de treinamento e condicionamento físico é necessário e imprescindível antes a realização da avaliação física.

    Os objetivos da avaliação física são: avaliar diagnosticar sondar mensurar investigar detectar tudo em relação às capacidades compleições aptidões físicas biológicas fisiológicas doenças e saúde. São realizados diferentes testes e avaliações para investigar os indivíduos fisicamente os mais comuns utilizados são:

    A anamnese se refere a uma sondagem e investigação da condição de saúde do individuo em relação ao diagnóstico de doenças principalmente as hereditárias. Deve ser realizada a priori dos testes e avaliações físicas.

    A avaliação antropométrica mensura às medidas corporais do individuo o peso altura diâmetros articulares medidas circunferênciais de braços pernas coxas abdômen quadril etc.

    A avaliação postural detecta padrões anatômicos desvios posturais e um dos principais intentos é justamente corrigir ou amenizar os possíveis distúrbios anatômicos fortalecendo grupos musculares e articulações através da indicação e realização de exercícios específicos. O individuo que tem boa postura é aquele que consegue se manter em posição ortostática exigindo mínimo esforço do sistema articular e muscular.

    A avaliação nutricional se preocupa com a ingestão de nutrientes ou falta deles. Lida também com dietas e montagens de cardápios de acordo com as necessidades de cada um. A alimentação jamais deve ser substituída ou cortada da dieta deve ser balanceada e o consumo sempre proporcional ao gasto de energia evitando a reserva ou falta de nutrientes. A dieta deve ser composta da maior variedade possível de nutrientes desta forma garante a demanda de macro e micronutrientes.

    Avaliação cineantropométrica e testes físicos avaliam as medidas do homem em movimento por exemplo a velocidade a força a resistência agilidade etc. Porém é importante ter cautela em relação à aplicação de testes físicos para cardiopatas hipertensos obesos mórbidos sujeitos acometidos por doenças que fazem parte de grupos de riscos em muitos casos é comum abortar os testes físicos em indivíduos nessas condições para evitar maiores complicações.

    A partir da avaliação física conseguimos identificar possíveis limitações doenças e prioritariamente à condição e aptidão física atual do avaliado além é claro da sua anatomia. Os testes avaliativos devem ser realizados periodicamente e sempre comparados ao anterior para descobrir se ocorreram melhorias ou perdas tanto no aspecto condicional como no físico.

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    Deixe uma resposta