A importância do Bike Fit para Adolescentes

    0
    145

    Antes de falar sobre o assunto precisamos de algumas definições tais como: qual é a faixa de idade que abrange a adolescência e as diferenças entre atividade física exercício físico e esporte. Precisamos destes conhecimentos pois existem muitos mitos sobre lesões treinamento de força resistência musculação e o próprio bike fit.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o adolescente é aquele individuo com idades entre 10 e 19 anos questão esta que pode ser interpretada por alguns autores de maneiras diferentes quando julgam ser o fim da adolescência e início da fase adulta quando este atinge a puberdade.

    Porém o que se tem certeza é de que a prática da atividade física sempre será importante para qualquer indivíduo em qualquer idade basta saber a intensidade e o volume adequado. Por isso podemos definir o grau de intensidade e seriedade em 3 categorias:

    – Atividade Física: É o aumento de gasto energético com a pratica corporal.
    – Exercício Físico: A busca por maiores resultados junto com uma qualidade maior de saúde.
    – Esporte: Atividade física visando a competição.

    Sabemos que além do esporte proporcionar uma boa qualidade de vida também auxilia o adolescente a buscar uma maior socialização e aumento da auto-estima. Porém se a atividade física for realizada de maneira mais complexa há sim o risco de lesões e distúrbios alimentares.

    Para isso as atividades devem ser sempre realizadas com o acompanhamento de um profissional pois somente ele é qualificado e capaz de saber os limites de cada um junto com o aluno e sua família.

    Qual o motivo para contusões no esporte: O arcabouço ósseo músculos e tendões estão em constante transformação por isso estão mais predispostos a lesões. Ao realizar exercícios de musculação deve-se priorizar o uso de cargas leves e um aumento progressivo de repetições até que se eleve a carga e inicie o processo novamente.

    O BIKE FIT!

    Como dito no artigo “o que é um Bike Fit” a entrevista é a parte fundamental do mesmo pois é neste momento que conseguimos saber o que o adolescente tem como objetivo. Se ele pedala porque gosta porque alguém da família gosta e ele tem que gostar de qualquer maneira se tem pretensões de se tornar um esportista e por fim o histórico de dores e lesões.

    Durante a avaliação física deve-se dedicar certo tempo aos testes de flexibilidade para um possível diagnóstico de diferença de tamanho entre pernas que mesmo sendo pequeno deve ser analisado pois pode gerar futuras dores como na região lombar. O teste do arco do pé pisada e alinhamento dos membros inferiores é crucial nesta idade devendo ser transmitido para a bike sendo que algumas vezes diagnosticamos adolescentes com pé plano anteversão femoral e a própria diferença de tamanho de pernas o que causa futuras lesões por falta de alinhamento de membros inferiores.

    Uma vez que há um crescimento intenso nesta idade o ajuste dos taquinhos e altura do selim são importantíssimas seguido deles vem o ajuste da altura e comprimento do avanço e guidão que podem sofrer uma certa variação no tamanho e angulação uma vez que o crescimento e a flexibilidade são sempre progressivas. Porém devemos visar a segurança do adolescente tendo o guidão a uma altura segura e confortável assim como a altura do selim.

    A reavaliação nesta faixa etária deve ser feita pelo menos a cada 6 meses para que se possa verificar qualquer alteração de objetivos crescimento e amadurecimento ósseo e possíveis dores até mesmo advindas de outra atividade física.

    Durante o bike fit é sempre importante ensinar as boas técnicas de pedalada aproveitando que nesta idade ainda não sem tem muitos vícios posturais e técnicos de pedalada. Isso tudo pode ser visto hoje através de avaliações feitas com um feedback em vídeo. Além disso as atividades a serem feitas na bike devem ser realizadas com pouca carga e sempre de maneira prazerosa e agradável! Não evite procure um profissional para acompanhar o crescimento desenvolvimento e evolução no esporte.

    Acompanhe o ativo.com no Twitter: www.twitter.com/ativocom

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here