Abdominoplastia

0
80
O que é abdominoplastia?

É um procedimento que visa à correção da parede abdominal. Esta correção pode ser tanto estética quanto funcional e dependendo da finalidade pode envolver elementos profundos ou superficiais.

A abdominoplastia é muito utilizada por mulheres que já tiveram mais de uma gestação e por homens com gordura acumulada na porção inferior do abdômen. Através do procedimento a barriga fica remodelada e grandes quantidades de gordura são retiradas. A parede do abdômen é formada por uma série de camadas que protegem o interior do corpo humano. Uma das mais grossas é a que recebe o nome de subcutâneo constituída basicamente de tecido gorduroso. Mais abaixo temos três camadas com tecido muscular que garantem a contração abdominal.

De todas as áreas do corpo a região da barriga é a que mais acumula gordura sendo também um local muito propício a alterações ao longo da vida. Durante a gravidez devido à presença do feto a parede sofre mudanças e a musculatura pode não voltar a ser como era antes fato que leva muitas mulheres a buscar por uma reconstituição através da abdominoplastia. O resultado costuma ser bom porém não é definitivo. Diversos fatores como a idade influência de hormônios textura da pele e variações no peso por exemplo podem levar à flacidez outra vez.

Quando é indicado

Este procedimento possui finalidades tanto estéticas quanto funcionais podendo ser realizado quando da vontade do paciente caso não haja uma contraindicação. Através da abdominoplastia a barriga fica com uma aparência lisa. As gorduras são retiradas e as incisões são praticamente imperceptíveis.

Indivíduos que tenham sofrido traumas ou acidentes recorrem à abdominoplastia para a reconstituição do abdômen. Também é muito procurada quando alguma modificação local tenha ocorrido devido a doenças de um modo geral.

Quanto custa?

O preço pode variar entre R$ 3.000,00 e R$ 9.000,00

abdominoplastia-antes-e-depois

Como é o procedimento

Após ter escolhido tal procedimento o paciente deve responder a algumas perguntas e informar sobre o uso de medicamentos. A abdominoplastia será marcada e todas as medidas necessárias deverão ser tomadas até a data estipulada. Geralmente é preciso uma
hospitalização de 2 a 3 dias para esse tipo de cirurgia. A pessoa deve comparecer acompanhada no dia da abdominoplastia e pode escolher entre tomar uma anestesia peridual ou geral.

Para dar início uma pequena incisão é feita. Esta possui o mesmo posicionamento da que é usualmente aplicada na cesariana sendo entretanto um pouco mais longa. Um descolamento amplo é realizado por toda a parede anterior e lateral da barriga. Após isto a parede muscular já pode ser devidamente analisada e as alterações realizadas.

Hérnias podem ser tratadas o esgarçamento da linha média fica apto a ser corrigido e o excesso de gordura retirado. Quando tudo o que for necessário tiver sido feito fecha-se a parede e a cicatriz umbilical é reposicionada no local de costume. Durante as próximas horas o paciente precisa ficar deitado em uma cama e manter forma semi-fletida de modo a não forçar os tecidos trabalhados. Normalmente a cirurgia costuma durar de 3 a 5 horas e dentro de 2 semanas já é possível voltar às atividades rotineiras.

Quais são os preparativos

É importante seguir à risca todas as orientações médicas pré-cirúrgicas. A abdominoplastia envolve alguns riscos e o pós-operatório pode ser um pouco complicado. O médico passará as informações assim que o procedimento for marcado. Os medicamentos utilizados no dia a dia precisam ser listados e caso seja portador de doença esta também necessita ser informada.

Geralmente o cigarro deve ser cortado pelo menos 30 dias antes da abdominoplastia. O fumo e o tabaco atrapalham a circulação local e tornam difícil uma cicatrização por isto tal medida é requerida. Remédios em específico também devem ser evitados. O médico poderá passar uma lista.

Antes da cirurgia é recomendado evitar alimentos muito pesados. O ideal é passar os 3 dias anteriores à data com uma dieta leve. É também indicado comparecer ao local acompanhado já que a internação pode levar 3 dias e o pós-operatório ser um pouco complicado.

Riscos e efeitos colaterais

Como todos os procedimentos cirúrgicos a abdominoplastia envolve uma série de riscos e de efeitos colaterais. Este método não deve ser considerado como uma primeira alternativa para emagrecimento até porque os resultados não são definitivos e a gordura volta a acumular quando a alimentação é incorreta.

Muitas pessoas perdem temporariamente a sensibilidade na região do abdômen após a cirurgia. Podem haver seromas hematomas e algumas irregularidades na superfície da barriga. Alterações de cicatrização e infecções devem ser consideradas. Como este local é bem sensível é comum permanecer algumas dores por uns dias.

Os resultados não são para o resto da vida e a duração depende da idade do peso da textura da pele e dos hormônios por exemplo. Com tratamentos e com o cuidado certo os resultados podem entretanto ser um pouco mais duradouros. Cerca de 2 semanas após o procedimento já se pode levar uma vida normal sem muitos esforços na região abdominal.

O que ocorre após o procedimento

Como a barriga é uma área bem sensível pode haver um grau maior ou menor de dores por alguns dias. Dependendo da situação o médico indica o uso de analgésicos ou de outros medicamentos. É aconselhável andar curvado para frente nos primeiros dias de forma a evitar que a região estique. Um pequeno dreno costuma ser utilizado assim como cintas elásticas para ajudar na recuperação.

O tempo para que se volte à vida normal pode ser um pouco maior do que em outras cirurgias porém geralmente é estimado um prazo de 2 semanas. É preciso ter muito cuidado no pós-operatório e seguir à risca as orientações do médico para que complicações não surjam. A partir do final da primeira semana os pontos começam a ser retirados gradualmente.

Diante de qualquer sinal estranho no corpo ou sintoma o médico deve ser procurado. É proibido automedicação pois além de piorar o estado em certas circunstâncias ainda pode encobrir alguma manifestação importante. Os resultados conseguidos com uma abdominoplastia tendem a ser bastante favoráveis. É um método eficiente para correção funcional e estética do abdômen.

Deixe uma resposta