Acro Yoga: a versão divertida da yoga

    0
    33

    O que você acha de misturar Yoga acrobacia e massagem Thai? Parece divertido não? Essa é a proposta da Acro Yoga. A modalidade integra elementos da Yoga comum como a disciplina (yama) o autocontrole (niyama) a postura (asanas) e o controle da respiração à acrobacia e à massagem Thai. Além de reunir os três exercícios a Acro Yoga é feita em grupo e desafia seus praticantes constantemente ao estimular movimentos aéreos.

    Sua principal característica são os movimentos fluídos de postura a postura em um ritmo constante como uma dança. Por ser dinâmico tem conquistado o mundo com praticantes de todas as idades e culturas. Aqui no Brasil o exercício existe desde 2004.

    Qualquer pessoa pode praticar a Acro Yoga desde que já tenha algum trabalho de condicionamento físico básico. O aluno costuma ter entre 25 e 42 anos mas indivíduos de qualquer idade podem participar. A prática só é contraindicada para quem tem alguma lesão na coluna vertebral ou limitações articulares por lesões físicas.

    leia-mais-cinza
    ícone-texto YOGA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL
    ícone-texto QUAL TIPO DE YOGA MAIS COMBINA COM VOCÊ?

    A evolução na aula pode ser percebida em dois meses de prática quando já é possível realizar muitos dos exercícios com facilidade. Em pouco tempo já é possível notar mudanças corporais também uma vez que a Acro Yoga queima de 500 a 1100 calorias por aula e ajuda na definição dos músculos. O trabalho é praticamente de força e alongamento mexendo com os quadríceps (músculos das coxas) deltoides pequeno e grande peitoral músculos abdominais glúteos grande dorsal e músculos paravertebrais.

    Confira as principais diferenças entre a Yoga e a Acro Yoga:

    – A Acro é praticada em dupla ou mais pessoas enquanto a prática de asanas (posturas) da Yoga é individual;

    – Na Acro são desenvolvidas práticas acrobáticas aéreas em base móvel. Na Yoga os exercícios são feitos no chão;

    – A Acro Yoga é uma modalidade predominantemente prática e física enquanto na Yoga os alunos permanecem em posturas estáticas para práticas de respiração e meditação;

    – Na Acro Yoga é desenvolvida a massagem Thai. Durante uma aula tradicional de Yoga não há práticas de massagem;

    – O desenvolvimento pessoal da Yoga se dá a partir de um individuo. Na Acro Yoga o desenvolvimento se dá por meio de relacionamentos e interatividade.

    Veja os benefícios de algumas posições da Acro Yoga:

    SIRSASANA – postura de inversão sobre a cabeça.
    Benefícios: essa asana é muito poderosa para despertar o chakra sahasrara (no alto da cabeça). Aumenta o fluxo de sangue no cérebro e na glândula pituitária revitalizando todo o corpo e a mente. Alivia ansiedade e outros distúrbios psicológicos. É recomendada para prevenção de asma febre de feno diabetes e desequilíbrios da menopausa. Também ajuda a corrigir muitas formas de enfermidades nervosas e glandulares especialmente as relacionadas ao sistema reprodutivo. Essa asana também reverte o efeito da gravidade na coluna aliviando a tensão e a rigidez das costas revertendo o fluxo de sangue na região das pernas e das vísceras e ajudando na regeneração dos tecidos. O peso dos órgãos abdominais sobre o diafragma incentiva uma profunda exalação de modo que grandes quantidades de dióxido de carbono toxinas e bactérias são removidas dos pulmões. A mente se acalma aumenta a memória e melhora a concentração.
    Contraindicada para pessoas com pressão alta glaucoma lesões de pescoço e com dor de cabeça.

    VRSHIKASANA – postura do escorpião
    Benefícios: essa postura requer muita flexibilidade e trabalha intensamente os ombros. Nela o peso do corpo recai totalmente sobre os cotovelos e antebraços. Por isso ela fortalece os ombros e os braços além de alongar o abdômen.

    HALASANA – postura do arado
    Benefícios: todas as regiões da espinha dorsal são alongadas trazendo maior flexibilidade ao pescoço e à coluna. No Hatha Yoga a espinha é denominada Meru Danda (o suporte do universo) ou seja você deve mantê-la saudável forte e elástica através da prática do Halasana. A prática regular diminuirá o aparecimento dos sinais de envelhecimento e fortalecerá os músculos das costas dos ombros e dos braços. Os órgãos internos são massageados aliviando indigestões e constipações. Há também alívio da insônia.

    MERUDANDASANA – postura do eixo central
    Benefícios: alongamento e aumento da flexibilidade dos músculos abdutores e e posteriores das pernas. Melhora a circulação sanguínea para os órgãos digestivos.

    (Fonte: Elaine Lilli terapeuta psicocorporal e coordenadora do método Acro Yoga Brasil no Instituto União)
    icone-foto

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    Deixe uma resposta