Água micelar

0
69
Desvendamos-lhe os segredos desta aliada na limpeza do rosto
Além disso, é, ou era porque nós também já nos rendemos à sua frescura, praticidade e eficácia, um segredo bem guardado de maquilhadores, modelos e amantes de maquilhagem, para quem já é um produto de culto há vários anos. De acordo com Joana Nobre, farmacêutica, as águas micelares podem ser usadas em todos os tipos de pele e «habitualmente, são as mais secas e sensíveis que as escolhem por dispensarem o enxaguamento», um gesto sensibilizante.

Basicamente, é um produto de limpeza da pele ideal para mulheres com um estilo de vida estressante e em que a maquilhagem é praticamente obrigatória. Quase todas nós. Na Saber Viver, acreditamos que as águas micelares, desmaquilhantes super frescos que se assemelham (apenas na aparência e na aplicação) a tônicos, mas que contêm moléculas especiais que limpam sem agredir a barreira cutânea, são o BB cream da temporada.

O que é uma água micelar?

É uma solução aquosa de limpeza que contém moléculas tensioativas ou surfactantes com propriedades lipofílicas (têm afinidade para componentes oleosos) e hidrofílicas (têm afinidade para a água). Estas moléculas interagem com as partículas de impurezas como a maquilhagem, o sebo e os resíduos do meio ambiente por exemplo e eliminam-nas com a ajuda de um algodão ou outro tipo de material, sem agredir a barreira cutânea, e podendo ser utilizadas em todos os tipos de pele, rosto, olhos e lábios diariamente.

O que são surfactantes?

São agentes que atuam à superfície e são assim designados porque reduzem a tensão superficial da água, ou seja, a energia que permite manter água e óleo separados. Uma vez absorvidos na interface óleo-água, os surfactantes de limpeza organizam-se em agregados de baixa energia designados micelas.

Quais os principais benefícios das águas micelares?

A maioria utiliza tensioativos não-iônicos, que formam muito pouca espuma, ou até mesmo nenhuma, diferenciando-se dos produtos de limpeza tradicionais. Materiais não-iônicos também tendem a ser mais suaves para a pele do que os aniônicos, grupo onde se insere o polémico lauril sulfato de sódio. A organização micelar dos surfactantes garante uma boa remoção da sujidade com total suavidade, o que permite uma limpeza bidária do rosto, olhos e lábios.

Como usar as águas micelares?

Use diariamente, de manhã e à noite, com um disco de algodão, no rosto, olhos e lábios, com movimentos suaves e rotativos. Não precisa de enxaguar e dispensa a utilização de tônico posteriormente.

Texto: Madalena Alçada Baptista com Joana Nobre

Compartilhar
Artigo anteriorÀ procura da esteticista ideal
Próximo artigoÉ por isto que algumas pessoas (não) devem perdoar uma traição

Deixe uma resposta