Alimentação saudável para crianças

0
88
Por que comer bem?

A alimentação é fundamental para a manutenção da saúde e para o bom funcionamento do corpo humano. Especialmente quando estamos em fase de desenvolvimento e quando estamos doentes os alimentos são essenciais pois oferecem energia e nutrientes necessários para que tudo corra bem.

Assim como em outras áreas no quesito alimentação também é necessária orientação por parte dos pais. É preciso que a criança aprenda a comer direito itens saudáveis e na quantidade certa. No entanto algumas vezes os pais também não estão muito por dentro do assunto e para facilitar separamos aqui passos fundamentais para dar início a uma alimentação mais saudável.

As crianças além de se espelharem totalmente nos pais têm confiança neles e geralmente fazem o que eles dizem. Portanto o ideal é que toda a família tenha atenção aos hábitos alimentares de forma a facilitar o processo de aprendizagem e de trazer benefícios a todos.

Evite alimentos industrializados

Bem quando se trata de alimentação saudável para crianças este parece ser o passo mais difícil a ser seguido. Isto porque em todos os cantos elas são estimuladas a ingerir bolachas salgadinhos e outros alimentos industrializados que não trazem nenhum benefício à saúde pelo contrário somente malefícios.

É preciso evitar que as crianças sejam estimuladas a consumir estes alimentos industrializados. Portanto evite comprá-los e caso compre deixe-os em um local de difícil acesso. A televisão bombardeia as crianças com imagens destes alimentos assim como alguns canais da internet portanto tenha atenção ao que seu filho assiste. Da mesma forma estimule-o a comer outras coisas mais saudáveis e que tragam benefícios à saúde.

Prepare um prato colorido

Esta regra vale tanto para crianças quanto para adultos. Para comer bem é preciso montar um prato o mais colorido possível. Então inclua carboidratos proteínas legumes e verduras nos pratos. Dar outros nomes aos alimentos pode ajudar na tarefa. Algumas crianças escutam falar em brócolis e já fazem cara feia sem nem mesmo ter algum dia provado. Experimente chamar o brócolis de arvorezinha. Use a imaginação!

O ideal é comer algo saudável de três em três horas sendo que o número de refeições não deve passar de 6: café da manhã lanche da manhã almoço lanche da tarde janta e ceia. Estas refeições devem incluir itens saudáveis. Evite ao máximo doces e frituras e dê preferência aos itens integrais.

Estimule o consumo de água

Beber água é muito importante tanto para crianças quanto para adultos. Os sucos naturais são também muito benéficos à saúde no entanto quando em excesso podem acabar oferecendo açúcar demais para o organismo. Portanto o ideal é consumir sempre bastante água.

O consumo de água é essencial para o bom funcionamento do corpo humano ajudando muito os que estão passando por um processo de desenvolvimento como as crianças. A água mantém o corpo hidratado e ajuda na realização das mais variadas funções além de estimular o bom funcionamento do intestino o que deixa as crianças mais dispostas e evita a obesidade.

Evite doces e frituras

Sim pode ser difícil mas assim como no caso dos alimentos industrializados é possível encontrar alguns artifícios para ajudar nesta tarefa. A televisão da mesma forma que outros meios de comunicação influenciam muito os nossos hábitos de consumo e as crianças não são exceção. Portanto é fundamental ter atenção ao que seus filhos assistem.

Na escola e com os amigos eles também podem ser muito expostos a hábitos não saudáveis por isso nestes casos também é preciso atenção. Os doces e as frituras devem ser evitados pois não trazem benefícios ao corpo humano. Eles favorecem o ganho de peso e dificultam o bom funcionamento do organismo assim como podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de doenças no futuro. Experimente fazer doces mais saudáveis para o seu filho como os feitos com frutas.

alimentacao-saudavel-criancas-e-beneficios

Sente-se à mesa para comer

Pais e filhos devem sempre que possível sentar-se à mesa para comer. Além da refeição ser um momento importante é fundamental ficar de olho na quantidade e no que as crianças estão comendo. Depois de montado o prato elas precisam comer tudo e ele deve ser o mais colorido possível repleto de verduras legumes carboidratos e proteínas.

Sentar-se à mesa para comer é também um hábito saudável pois quando comemos em frente ao computador ou à televisão por exemplo acabamos exagerando na quantidade. Portanto ao comermos na mesa prestamos mais atenção ao que estamos fazendo além de ser muito bom para toda a família este momento reunido de forma a colocar o assunto em dia e contar as novidades.

Comer bem é importante para todo mundo especialmente para as crianças que estão em fase de desenvolvimento. Uma alimentação saudável é capaz de nos deixar protegidos de uma série de condições assim como de nos dar energia para sermos capazes de nos curar das mesmas.

Compartilhar
Artigo anteriorBenefícios da Vitamina C
Próximo artigoRINOPLASTIA

Deixe uma resposta