Alimentos Anti-inflamatórios

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A inflamação

Os processos inflamatórios são resultados de reações do organismo frente a alguma infecção ou lesão por exemplo. Do latim inflammatio a palavra inflamação remete a “atear fogo” pois quando do processo a região fica quente e vermelha.

Quando ocorre alguma infecção ou lesão por exemplo o corpo manda mais sangue para o local assim como outros líquidos corporais pois o intuito é fazer com que a agressão fique sob controle. Além disso a região afetada fica repleta de células do sistema de defesa como os glóbulos brancos os linfócitos e os macrófagos o que dá o aspecto de inchaço.

Tudo isso faz parte do processo inflamatório que deixa o local infectado ou atingido quente vermelho e inchado. O intuito é para a infecção ou tratar a lesão portanto a inflamação pode ser considerada como parte do sistema imunitário. Além da vermelhidão do calor e do inchaço é muito comum processos inflamatórios gerarem dor.

Diante destes sintomas um médico deve ser procurado de forma a determinar o que pode estar provocando a inflamação e de ajudar o corpo a lidar com a situação ou com o agente agressor.

Alimentação e inflamação

A alimentação adequada é o melhor remédio para quaisquer situações. Infelizmente estamos condicionados a nos medicarmos com fármacos para tudo no entanto o ser humano como parte da natureza pode se beneficiar apenas com o que ela provém.

A inflamação é uma resposta do corpo humano frente a alguma agressão como infecção lesão ou irritação por exemplo. Alguns dos sinais de inflamação são rubor inchaço e dor. Através do consumo dos alimentos adequados é possível reverter um quadro inflamatório e auxiliar o corpo na tarefa de proteção.

No entanto alguns alimentos são também considerados pró-inflamatórios pois acabam piorando os processos inflamatórios naturais do dia a dia como os que surgem após um dia estressante. Por isso ter atenção aos sinais que o corpo emite e ao que se come é fundamental para evitar uma série de problemas e para ajudar o corpo a realizar adequadamente suas funções.

Alimentos pró-inflamatórios

O processo inflamatório natural que ocorre após um dia estressante ou de grande exigência física por exemplo pode ser agravado quando do consumo de certos alimentos.

Geralmente dietas ricas em carboidratos refinados e em gorduras trans por exemplo contribuem muito neste sentido e podem ser um dos fatores pelos quais algumas pessoas sofrem tanto com inflamação.

Comer inadequadamente pode gerar inflamações com sintomas menos evidentes o que vai refletir na saúde de um modo geral por exemplo extremo cansaço e dificuldade para tratar certas condições. Alguns dos alimentos considerados pró-inflamatórios são carnes gordurosas comidas processadas frituras doces e fast foods por exemplo. Estes alimentos alteram o equilíbrio metabólico e aumentam a liberação de substâncias consideradas inflamatórias devendo portanto ser evitados por quem já sofre constantemente com inflamações. Além disto são alimentos que favorecem o surgimento de doenças crônicas e o desenvolvimento de obesidade.

Alimentos anti-inflamatórios

Alimentos anti-inflamatórios estão distribuídos por todos os grupos de alimentos incluindo gorduras proteínas e carboidratos. As especiarias e os condimentos são também muito poderosos neste sentido.

No caso das gorduras recomenda-se a ingestão de gorduras boas tais como as encontradas no salmão no azeite na linhaça no gergelim nas nozes nas castanhas no abacate no coco e no açaí. Proteínas anti-inflamatórias são encontradas em carnes vermelhas magras no peixe no frango no ovo e no leite por exemplo.

Já os carboidratos que podem ajudar no combate a inflamações são aqueles integrais e ricos em fibras assim como aqueles encontrados em frutas e em vegetais. Deve-se consumir portanto pães integrais macarrão integral arroz integral cereais frutas em geral especialmente as amarelas laranjas e vermelhas e folhas e legumes verdes.

Além disso as berries merecem atenção especial quando se fala em alimentos anti-inflamatórios pois são nota dez neste quesito. Recomenda-se portanto adquirir o hábito de consumir framboesas groselhas jabuticabas morangos amoras mirtilos cerejas e açaís por exemplo.

Por fim vale a pena destacar alguns condimentos e especiarias que também são muito eficientes neste sentido. O açafrão o cacau o alecrim a canela o gengibre o orégano o hortelã a salsa a pimenta e o tomilho são ótimos anti-inflamatórios.

Bebidas anti-inflamatórias

Algumas bebidas podem também ser bastante eficientes no sentido de atuar como anti-inflamatórios e também devem ser consumidas regularmente. A água obviamente é a principal delas sendo que o consumo diário de pelo menos 2 litros por dia facilita o funcionamento dos rins do fígado do coração e dos intestinos.

Recomenda-se também adquirir o habito de tomar chás herbais como o de hortelã o de boldo o de erva-cidreira o de erva doce o de carqueija e o mate assim como água de coco. Por fim sucos preparados com frutas cítricas e com hortaliças são também bem eficientes já que além de hidratarem ainda potencializam a ação anti-inflamatória.

 
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