Alimentos Antioxidantes

0
53
 O que são alimentos antioxidantes?

Basicamente alimentos antioxidantes são aqueles que bloqueiam os efeitos provocados pelos radicais livres. Estes por sua vez são capazes de danificar células saudáveis do nosso corpo o que leva a um acelerar do envelhecimento.

A oxidação é considerada um processo de envelhecimento e mais ou menos 5 % do oxigênio que não respiramos fica “solto” pelo corpo não sendo portanto queimado. Estes oxigênios “soltos” pelo corpo têm de roubar elétrons para se estabilizar sendo que até em média os 25 anos de idade as pessoas conseguem compensar este roubo de elétrons e depois dos 30 anos fica mais difícil exercer tal compensação. Com isto as células do corpo acabam envelhecendo mais rápido do que o ideal e o consumo de alimentos antioxidantes podem ajudar a brecar este processo.

A má alimentação o estresse e o sedentarismo estão entre as causas de aceleramento do processo de envelhecimento. Mais do que nunca os seres humanos estão ingerindo químicas seja via alimentos industrializados ou até mesmo via vegetais legumes e frutas que quando não orgânicos podem estar repletos de agrotóxicos e outras substâncias químicas.

Portanto ter atenção à alimentação é medida fundamental para evitar a oxidação em excesso e para ajudar a compensar a perda de elétrons e o envelhecimento precoce de células. O envelhecimento das células está ligado ao surgimento de uma série de disfunções e doenças por isso alimentos antioxidantes devem ser incluídos na dieta de todas as pessoas.

Por que devemos ingeri-los?

Os alimentos antioxidantes são capazes de brecar o processo acelerado de envelhecimento. Cerca de 5% do oxigênio que não consumimos fica “solto” pelo corpo e para se estabilizar precisam roubar elétrons. Até mais ou menos os 25 anos de idade o corpo humano consegue lidar com esse roubo e compensar a perda mas com o passar do tempo essa compensação fica mais complicada. Este processo leva ao envelhecimento das células e consequentemente a uma série de disfunções e até mesmo doenças.

O corpo humano produz antioxidantes naturalmente no entanto outros devem ser ingeridos para ajudar a brecar este processo de envelhecimento. Atualmente o ser humano está ingerindo muita química e poucos alimentos considerados antioxidantes o que faz com que as células envelheçam mais rápido e que fiquemos vulneráveis a disfunções e doenças. Portanto adquirir o hábito de consumir alimentos antioxidantes ajuda a proteger a saúde e a evitar o envelhecimento precoce.

Como eles atuam?

Os alimentos antioxidantes são capazes de brecar e até mesmo de inibir a oxidação e o consequente envelhecimento de uma célula. O papel principal desses alimentos é portanto proteger as células saudáveis da oxidação.

Os antioxidantes atuam sobre os radicais livres moléculas que não possuem um número par de elétrons na sua última camada eletrônica e são bastante instáveis. Para se estabilizarem estas moléculas precisam roubar elétrons das células vizinhas. Os radicais livres portanto apesar de serem bons para a saúde quando em excesso acabam levando a este processo de oxidação. Os alimentos antioxidantes conseguem regular a quantidade de radicais livres no organismo por isso são tão importantes de serem consumidos.

alimentos-antioxidantes

Quando consumir?

Tudo em excesso faz mal portanto é preciso parcimônia também na ingestão dos alimentos antioxidantes. Estabelecer uma dieta balanceada é a melhor das alternativas para o tratamento e para a prevenção de diversas condições. Um nutricionista pode ajudar nesta tarefa que irá fazer toda a diferença.

De um modo geral recomenda-se a ingestão diária de pelo menos um alimento antioxidante sendo que a lista é bem grande e variada. Não dá para enjoar e só irá fazer bem à saúde além disso é fundamental dar sempre preferência aos alimentos mais frescos e saudáveis.

Alimentos antioxidantes

As fontes mais conhecidas de alimentos antioxidantes são aqueles ricos em beta-caroteno em selênio vitamina A E C e compostos licopeno. A grande maioria das frutas e dos vegetais é portanto uma ótima opção de alimento antioxidante. Dentre os mais recomendados destaca-se o espinafre o brócolis o tomate a couve-roxa a cereja a melancia o morango e as uvas. As frutas cítricas são também ótimas fontes de antioxidantes tais como a laranja o limão e a goiaba por exemplo.

A linhaça e a aveia são também muito recomendadas para tanto assim como o açafrão e o azeite de oliva. O chá de cavalinha de centelha asiática e o de dente de leão são também boas fontes de antioxidantes. O óleo de gergelim é outra boa opção da mesma forma que os peixes salmão e atum por exemplo.

Por fim vale a pena também destacar a eficiência do pepino do mamão da abóbora e da sálvia no sentido de combate à oxidação. Este são alguns dos alimentos mais indicados para brecar a oxidação e consequentemente o desenvolvimento de uma série de disfunções e doenças assim como do próprio envelhecimento precoce da pele.

Deixe uma resposta