Alimentos que fortalecem unhas e cabelo

0
47
 Qual é a importância dos alimentos?

Os alimentos são o combustível necessário ao corpo para que ele funcione da maneira adequada. Sem comida todas as funções do organismo acabam ficando prejudicadas. Certas substâncias atuam em determinadas regiões. Existe uma série de nutrientes fundamentais para as unhas e para o cabelo.

Mais do que simplesmente servir para matar a fome os alimentos influem na nossa qualidade de vida. Uma dieta equilibrada interfere na estética e também na saúde de uma forma geral. O mamão papaia por exemplo é excelente para o bom humor. Já a banana é uma ótima alternativa no combate à fraqueza e à preguiça. A maça e o pêssego estimulam as funções cerebrais. O iogurte natural ajuda a manter longe diversas infecções.

Portanto ficar por dentro deste assunto é algo super importante. Através da constituição de certos alimentos podemos conseguir várias coisas. Antigamente plantas e sementes eram usadas para curar doenças e para cuidar do organismo. Muito se sabe sobre as funções dos alimentos porém ainda há um esforço a ser feito neste sentido. Eles são poderosos aliados da nossa saúde. Quem sabe utilizá-los da forma correta consegue atingir várias metas de uma forma mais natural.

Existem alimentos que fortalecem as unhas e o cabelo?

Sim. Existe uma série de alimentos que podem ser usados com esta finalidade. É preciso buscar por informação e quem sabe até mesmo consultar um nutricionista para mais detalhes. De uma forma geral as frutas e as sementes são as mais indicadas. Uma listinha será dada logo a seguir.

Ao colocar estes alimentos na dieta notamos a diferença. Uma série de enfermidades e de situações pode ser revertida apenas com o uso destas substâncias naturais. Ficar por dentro do assunto é algo fundamental.

Como funciona o cabelo?

O cabelo é considerado um tecido morto com exceção de algumas células na base da raiz que ficam a crescer. Ele é constituído basicamente de queratina e de proteínas. Além disto é formado por duas estruturas principais o bulbo e a haste.

O bulbo ou raiz fica na epiderme. É lá que os fios adquirem as características básicas como a cor o formato a resistência e a espessura por exemplo. O bulbo interage com diversas glândulas nervos musculaturas e capilares sanguíneos. Todos estes elementos também influem na aparência dos cabelos.

cabelosNa parte superior do bulbo acontece uma série de transformações. Algumas células morrem e outras se solidificam. O fio de cabelo é composto de 3 estruturas: a cutícula o córtex e a medula. A cutícula é a parte mais externa e é responsável pelo brilho maciez e a proteção. Ela é formada por diversos nutrientes essenciais. O córtex é a parte mais externa. É o local responsável pela elasticidade e resistência. A medula é composta por células ocas e mortas. Todos estes componentes sofrem influências da alimentação.

Como funcionam as unhas?

As unhas são espécies de cemitérios de células. Elas são compostas por tecidos constituídos de células mortas e depositadas embaixo da pele dos dedos. Novas camadas vão se formando o que as leva a crescer. No caminho à ponta dos dedos as células mortas ganham queratina e proteínas que as deixam fortes e com um aspecto de lâmina.

Mesmo depois que morremos as unhas continuam a crescer pois o processo de produção das mesmas utiliza pouquíssima energia. Elas ajudam a proteger os dedos das mãos e dos pés. Além disto exercem um papel fundamental para a sensibilidade local. Todos os meses elas tendem a crescer em média 3 milímetros nas mãos e 1 milímetro nos pés. É preciso ficar de olho na aparência das unhas pois elas servem de indicativo para uma série de doenças.

Quais alimentos fortalecem o cabelo?

Alguns alimentos são muito famosos no sentido de ajudar a fortalecer os cabelos. A ameixa por exemplo além de auxiliar no bom funcionamento do intestino é uma excelente fonte de ferro e portanto quando ingerida trabalha no fortalecimento dos fios.

A ervilha verde é outra amiga nesta história. Rotuladas como um super alimento as ervilhas oferecem uma gama de minerais e vitaminas incluindo ferro e zinco que ajudam no fortalecimento. O camarão é uma ótima opção não somente para o fortalecimento como para o combate à queda. Outro alimento fundamental é o feijão. Esta leguminosa é uma excelente fonte de proteína e também auxilia no combate à queda. As nozes e a aveia são outras indicas assim como o ovo que é rico em biotina.

A sardinha e o fígado de vitela são os campeões. Ambos são repletos de proteínas vitaminas e minerais. Quando se fala em cabelo saudável a sardinha pode ser considerada o melhor amigo do homem. O fígado de vitela é um dos alimentos mais completos que existe e deveria estar enquadro em tudo quanto é dieta.

Quais alimentos fortalecem as unhas?

unhasAs unhas precisam estar sempre fortes para o devido proteger dos dedos e para uma maior sensibilidade. Além disto muitas mulheres fazem de tudo para ter unhas compridas e bonitas. A gelatina já é há algum tempo enquadrada como a melhor amiga do homem neste sentido. No entanto o ovo a cenoura e uma série de frutas também merecem destaque.

Para ter unhas fortes e bonitas é aconselhável ingerir todos os dias leite ovo sardinha cenoura manga melão aveia castanhas do Pará e lentinhas. Quanto maior for a ingestão destes alimentos melhor será a aparência das unhas. Ter unhas e cabelos fortes e saudáveis não é algo difícil. Estes elementos deveriam fazer parte da dieta de todas as pessoas normalmente. Comer bem ajuda a emagrecer e a manter corpo e mente funcionando corretamente. Ter uma alimentação saudável é fundamental para uma boa qualidade de vida.

Conversar com uma nutricionista pode ser interessante. Um profissional é capaz de dar dicas e informações específicas para cada caso. Os alimentos fazem muita diferença. Nem sempre é preciso recorrer a remédios e métodos caros para conseguir resultados satisfatórios. Ficar por dentro deste assunto pode ajudar bastante em vários sentidos. Informação é vida. Corra atrás do que lhe faz bem.

Deixe uma resposta