Alimentos ricos em gordura boa

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 O que são as gorduras?

As gorduras são tidas como grandes vilãs para muitas pessoas entretanto existem diferentes tipos de gorduras e algumas podem ser tidas como aliadas. Substâncias de origem vegetal ou animal as gorduras são formadas predominantemente da condensação de glicerol e de ácidos graxos os triacilglicerois.

As gorduras são formadas por carbono oxigênio e hidrogênio diferenciando-se dos carboidratos devido à proporção dos nutrientes. Além disto cada molécula de gordura tem ácidos graxos combinados com glicerol. As gorduras podem ser classificadas em lipídios simples lipídios compostos e lipídios derivados. De acordo com o grau de saturação do ácido graxo que é definido em relação ao número de ligações duplas entre os carbonos elas podem ser classificadas em saturadas insaturadas e em trans.

O consumo de gorduras boas é essencial para o bom funcionamento do corpo humano e deve ser estimulado. O ideal é manter uma dieta balanceada e composta por todos os itens necessários para a manutenção da saúde. Aprender a distinguir os tipos de gorduras e quais são bons à saúde é medida fundamental para viver bem e por mais tempo.

Lipídios simples compostos e derivados

Os lipídios simples podem ser encontrados tanto na forma sólida quanto na forma líquida. Eles são triglicerídeos que quando são decompostos acabam virando glicerol e ácidos graxos. Os lipídios simples sólidos são chamados de gorduras e os lipídios simples líquidos são chamados de óleos.

Os lipídios compostos são formados por gorduras e componentes diversos como fósforo enxofre e nitrogênio por exemplo. Já os lipídios derivados são produzidos durante a hidrólise sendo ácidos graxos insaturados ou saturados os esteróis e o glicerol.

Gordura insaturada e saturada

A gordura insaturada é proveniente principalmente dos vegetais e é líquida quando em temperatura ambiente. A gordura insaturada pode ser monoinsaturada com uma única ligação dupla de carbono ou poli-insaturada com mais de uma ligação.

As gorduras insaturadas podem ser encontradas no azeite nos óleos de milho e de canola na castanha do Pará na truta na linhaça no salmão no abacate e a amêndoa por exemplo. Recomenda-se o consumo diário de no máximo 44 gramas e elas ajudam a reduzir o colesterol considerado ruim a pressão arterial e o nível de triglicérides.

Já a gordura saturada é um tipo de gordura encontrado principalmente nos produtos que tem origem animal. Em temperatura ambiente estas gorduras são sólidas e recomenda-se o consumo máximo de 20 gramas por dia.

As gorduras saturadas podem ser encontradas em carnes brancas e vermelhas no leite na manteiga na nata no iogurte no queijo no creme de leite entre outros. Estas gorduras aumentam o nível de colesterol ruim e elevam o risco de problemas cardiovasculares devendo portanto serem evitadas.

Gorduras trans

A gordura trans é um tipo de gordura resultante de um processo químico a hidrogenação no qual ocorre a transformação de óleos vegetais líquidos em ácidos graxos trans um tipo de gordura sólida.

Esta gordura é a que mais mal faz à saúde já que aumenta o nível de colesterol ruim e reduz o nível de colesterol bom. A estrutura das gorduras trans é bem parecida com a das gorduras saturadas no entanto os átomos de hidrogênio ficam posicionados transversalmente e não em paralelo daí a denominação dada a elas. Recomenda-se a ingestão de no máximo 2 gramas por dia e elas podem ser encontradas em biscoitos sorvetes salgadinhos frituras e na margarina por exemplo.

 

Alimentos ricos em gordura boa

As gorduras são essenciais para o bom funcionamento do organismo no entanto dependendo do tipo de gordura é preciso ter moderação no consumo. Elas são nutrientes importantes e fornecem energia para que realizemos as tarefas do dia a dia além de contribuírem para processos hormonais e estruturais e de poderem fazer muito bem para a saúde do coração.

As gorduras boas para a saúde são as poli-insaturadas e as monoinsaturadas sendo o ômega 3 e o ômega 6 tipos de gorduras poli-insaturadas. As gorduras poli-insaturadas são encontradas em peixes como o salmão o atum o arenque e a sardinha em óleos vegetais como o de soja e em cremes vegetais. Já as gorduras monoinsaturadas são encontradas em azeites óleos vegetais em nozes em amêndoas em avelãs no abacate entre outros.

De forma a manter a saúde em dia recomenda-se portanto uma dieta composta por peixes azeites óleos vegetais sementes frutas e nozes. A grande maioria dos alimentos vindos da terra e que não passaram por nenhum tipo de processamento traz grandes benefícios à saúde. Evite o consumo de alimentos industrializados e congelados assim como de doces e de frituras em geral. Adquira o hábito de praticar exercícios físicos e viva bem e por muito mais tempo. Cuidar da saúde não é tão complicado quanto parece basta ter atenção ao que se come e evitar o sedentarismo.

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