Aliviar dor de Garganta

0
51
 Dor de garganta: o que pode ser?

A dor de garganta em si não é classificada como uma doença mas sim como um sintoma bastante característico de uma série delas. A garganta dói nestas condições devido à presença de vírus ou de bactérias no local provocando inflamação e outros desconfortos. Dentre as mais frequentes causas da dor de garganta podemos destacar por exemplo a amigdalite e a faringite.

É quando uma pessoa fica fraca e com imunidade baixa que os vírus e as bactérias conseguem penetrar a barreira de proteção criada pelo corpo portanto ambas as doenças são mais comuns no inverno devido à temperatura fria. Além disto existem pessoas já mais predispostas a tanto principalmente as que já sofreram com alguma das condições um dia. Crianças devem ter ainda mais cuidado pois o corpo em desenvolvimento está aprendendo a lidar com novas agressões.

Amigdalite

As amígdalas são pequenos órgãos localizados bem no começo da garganta e possuem como principal função defender o organismo da entrada de vírus ou de bactérias. Elas são repletas de buraquinhos chamados de criptas onde estes microrganismos ficam retidos quando da respiração ou da alimentação.

Apesar de estarem lá para nos defender as amigdalas também ficam vulneráveis quando estamos com a imunidade baixa ou fraca e caso ocorra a passagem de vírus ou de bactérias pela região elas acabam inflamando e provocando dor de garganta.

A amigdalite bacteriana costuma ser mais forte do que a viral. Normalmente a primeira provoca além de dor de garganta dores pelo corpo febre dificuldade para respirar tosse e formação de pus na região. Os sintomas tendem a durar em média mais de uma semana. Já a amigdalite viral é mais suave e dura menos tempo em média 3 dias. Ela pode provocar dores no ouvido ardência na garganta dificuldade para respirar e incômodo na região assim como dor de garganta.

Faringite

A faringite é a inflamação da faringe o que provoca dor de garganta. A faringe é um pequeno tubo que passa atrás do nariz e desce pela boca até atingir o esôfago. A inflamação local pode acontecer tanto devido à presença de vírus como de bactérias em um corpo já debilitado da mesma forma como ocorre com a amigdalite.

Na grande maioria das vezes entretanto a faringite é provocada por um vírus sendo que pode evoluir para uma infecção bacteriana quando não recebe o devido tratamento. Os sintomas envolvem desde dor de garganta à dor para engolir para falar para bocejar vermelhidão no fundo da boca à formação de pus quando da presença de bactérias.

Diagnóstico

A dor de garganta pode ser o sintoma de uma simples amigdalite ou faringite como o de algo mais preocupante como um câncer de laringe. Consultar um médico diante dos primeiros sintomas é portanto medida fundamental visto que o câncer de laringe pode ser tratado quando é precocemente detectado.

Até mesmo uma amidalite ou faringite não tratada pode acabar provocando sérias complicações por isto o diagnóstico precoce é muito importante. Para tanto o médico irá estudar os sintomas e a situação da garganta. Exames de sangue e raspagem local para posterior análise laboratorial podem ser solicitados. Além disto a presença ou não de pus na região ajuda a indicar se a condição é viral ou bacteriana auxiliando na escolha do tratamento mais adequado.

Tratamento

O tratamento das infecções virais que provocam dor de garganta não consiste no ataque ao vírus em si mas sim no controle dos sintomas. Portanto a dor de garganta e o incômodo na região assim como o mal estar e a indisposição podem ser tratados com medicamentos específicos como anti-inflamatórios.

Já em casos de dor de garganta provocada por bactérias o uso de antibióticos pode ser recomendado. No entanto este deve ser sempre bem controlado pois o uso muito constante acaba fortalecendo as bactérias sendo que o ideal é também agir basicamente no sentido do controle dos sintomas.

Dicas para aliviar dor de garganta

A dor de garganta seja ela provocada por inflamação decorrente da presença de vírus ou de bactérias pode ser aliviada através de simples medidas. Confira abaixa abaixo algumas dicas para aliviar a dor de garganta:

  • Coma cerca de 2 vezes por dia uma fatia de maçã coberta com mel. Deixe o mel agir na maçã por alguns minutos e depois ingira o alimento. A fruta ajuda a reduzir a inflamação enquanto que o mel é um excelente lubrificador para a garganta assim como um calmante local;
  • Faça gargarejos com uma mistura de água morna e sal. O processo ajuda a eliminar secreções acumuladas e o excesso de água nas amigdalas quando estão inflamadas;
  • O gengibre é também muito eficaz no alívio da dor de garganta devendo ser preparado por infusão e tomado como chá;
  • Chupe pastilhas com mentol ou eucalipto;
  • Beba muita água.
Compartilhar
Artigo anteriorDISLEXIA
Próximo artigoMastopexia

Deixe uma resposta