Alongamento: devo ou não fazer?

    0
    27

    Existem maneiras (e maneiras!) de se esticar… Mas sempre sem se machucar. Exagerar no alongamento e depois fazer um treino com cargas muito pesadas pode aumentar o risco de lesões. Portanto é preciso definir o motivo para a sua realização e avaliar se deve ou não ser feito.

    Antes de tudo alongar consiste em colocar um tecido em tensão na tentativa de aumentar seu comprimento em uma direção desejada. O alongamento pode ser fundamental para combater a perda de flexibilidade dos músculos processo natural. Além disso ele é importante na hora de iniciar um treino de hipertrofia pois favorece a pessoa como num aquecimento irrigando a musculatura e os vasos sanguíneos e preparando para o exercício. O alongamento tem a função de prevenção de lesão mas pode ser perigoso caso seja feito da maneira incorreta ou com uma intensidade muito alta. Esse é o caso onde o alongamento é recomendado.

    leia-mais-cinza
    ícone-texto ALONGAMENTO: SEM DESCULPA PARA NÃO SE MEXER
    ícone-texto
    QUANDO APOSTAR NO ALONGAMENTO DINÂMICO
    ícone-texto OUTRA VISÃO DO ALONGAMENTO

    Se não for realizado de forma adequada e sem uma real avaliação da necessidade ele pode prejudicar o atleta e dar brecha para uma lesão caso o músculo fique muito tempo numa posição. Se o objetivo do alongamento é ganhar flexibilidade deve-se fazer uma aula específica mas se for um complemento de treino o ideal é manter uma intensidade mais baixa. Deve-se tomar muito cuidado para não exagerar no alongamento e depois fazer um treino com uma carga muito pesada pois o risco de lesão pode aumentar.

    A orientação de um profissional é de extrema importância para a seleção dos movimentos a serem feitos no alongamento.

    (Fonte: Leandro Conte personal trainer e professor da Fórmula Academia em São Caetano; e Evaldo Bosio Filho fisioterapeuta esportivo na Prime Fisioterapia Especializada em São Paulo e membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva)

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    Compartilhar
    Artigo anteriorFitness: conheça os benefícios da Hot Yoga
    Próximo artigoJosé Rubens D”Elia: escolha seu esporte

    Deixe uma resposta