Alopecia Areata | Causas queda de cabelo…

    0
    48

    Alopecia areata

    Esta é uma complicação médica que gera perda de cabelo ou de pelos em áreas bem delimitadas. Acomete tanto homens quanto mulheres de todas as idades. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito de alopecia areata considerando os seguintes tópicos:

    • O que é alopecia areata;
    • Como se adquire;
    • Quais são os sintomas;
    • Como é feito o diagnóstico;
    • Como é o tratamento;
    • Como prevenir.

    O que é alopecia areata?

    É uma doença que não apresenta muitos riscos à saúde. Acomete tanto homens quanto mulheres de todas as idades porém possui uma incidência bem grande em pessoas com menos de 20 anos.

    A grande característica da alopecia areata é a queda de cabelos ou de pelos em locais bem delimitados. Nestes locais surgem áreas ovais que podem gerar certos transtornos emocionais. Alguns casos da doença regridem espontaneamente. Em outros se torna necessário o uso de medicamentos. A queda de cabelo e de pelos ocorre em regiões como o couro cabeludo as axilas a púbis e as sobrancelhas por exemplo. Em certos casos mais graves a doença pode progredir a ponto de causar a perda total dos cabelos ou dos pelos do corpo.

    alopecia areata

    Como se adquire?

    Esta doença é caracterizada por um distúrbio no sistema imunológico. Este sistema é responsável principalmente pela defesa do organismo contra invasores externos. A alopecia areata se manifesta quando o sistema imunológico devido a algum fator começa a interpretar os folículos capilares erroneamente como uma espécie de agressor do organismo. Desta forma as células que permitem o crescimento dos pelos e do cabelo começam a ser destruídas em certas regiões do corpo. Muitas vezes apenas pequenas áreas ovais são geradas. Em casos mais graves pode ocorrer perda permanente de cabelo e de pelos por todo o corpo.

    A hereditariedade é um dos fatores mais relacionados ao desenvolvimento deste distúrbio no sistema imunológico. Pessoas que apresentaram recentemente doenças de natureza imunológica também ficam mais predispostas a desenvolver quadros de alopecia areata. Entretanto não se tem muitos detalhes sobre as causas deste transtorno. Até mesmo fatores emocionais podem ser potenciais desencadeantes.

    fotos alopeciaQuais são os sintomas?

    Muitos pacientes se queixam de prurido ou queimação local. A perda de cabelos ou de pelos é muito visível. As áreas ficam bem delimitadas e também podem surgir alterações nas unhas destas pessoas.

    Como é feito o diagnóstico?

    A perda de cabelos e de pelos logo leva a suspeita de um caso de alopecia areata. Através de um teste no qual alguns fios de cabelo são arrancados de forma abrupta o médico pode aumentar a certeza do diagnóstico. Caso haja a necessidade pode ser realizada uma biópsia no local afetado para a certeza do caso.

    Como é o tratamento?

    O tratamento nem sempre é necessário. Entretanto muitas pessoas recorrem a algum tipo de medicação devido a incômodos sociais. A doença não costuma apresentar riscos para a saúde e na grande maioria das vezes regride de forma espontânea. O cabelo volta a crescer no local e possui inicialmente uma aparência branca e fina. Porém dependendo do caso pode ser que não ocorra retorno de crescimento de pelos e cabelos em certas áreas.

    Injeções com derivados de cortisona podem acelerar o crescimento dos fios nas regiões afetadas. Também se pode fazer uso de pomadas tópicas com corticoides nas áreas necessárias. Este procedimento é mais realizado em crianças pois a injeção pode causar certo medo. Substâncias que estimulam o crescimento de pelos e cabelos são muito utilizadas. Apesar do tratamento reparador a queda de cabelos e de pelos não fica interrompida estes podem crescer e voltar a cair novamente depois de um período.

    alopecia tratamento

    Como prevenir?

    Deve-se ficar sempre atento a uma queda excessiva de cabelos ou de pelos. É normal a perda destes porém caso seja de forma descontrolada é essencial à busca por um profissional para o início de um tratamento. Como fatores hereditários influem bastante não há muito o que se fazer com relação à prevenção. Apenas é recomendado que pessoas com algum sintoma consultem imediatamente um médico. Geralmente não são gerados riscos para a saúde porém os transtornos sociais podem ser muito incômodos principalmente quando a alopecia areata se manifesta em jovens ou crianças. Nestes casos é bastante indicado um acompanhamento psicológico somado ao tratamento.

    Compartilhar
    Artigo anteriorGoji Berry Emagrece?
    Próximo artigoComo tirar manchas de Pele

    Deixe uma resposta