Anosmia

0
82
 O que é anosmia?

É uma condição caracterizada pela perda do olfato. A anosmia pode ser um sintoma de alguma doença ou pode ser por si só considerada uma complicação. Ela pode durar pouco tempo ou ser permanente assim como pode ser diagnosticada em anosmia completa ou parcial sendo contudo a anosmia completa muito rara de acontecer.

São várias as causas que podem levar à condição. Muito frequentemente a anosmia é uma decorrência de gripes e de resfriados que deixam o nariz entupido e levam à perda do olfato. A anosmia pode também ser provocada pela destruição das membranas que revestem internamente o nariz assim como por alguma irritação temporária.

Diante dos sintomas de anosmia um médico deve ser consultado para verificar o que pode estar causando a condição. Danos em qualquer parte do sistema olfativo podem levar à anosmia por isso é fundamental verificar se o problema não é decorrente de alguma disfunção nerval ou cerebral por exemplo. Depois de determinada a causa medidas para tratamento podem ser tomadas. Na grande maioria das vezes o prognóstico é positivo.

Como se adquire?

A anosmia pode ser provocada por problemas nas mucosas como os decorrentes de gripes rinites irritações resfriados ou sinusites por exemplo. Da mesma forma a condição pode ser uma decorrência de algum bloqueio físico nas narinas por exemplo devido a tumores a pólipos nasais ou a deformidades nos ossos do nariz.

O olfato faz parte de um sistema que recebe informações do cérebro através de nervos por isso a anosmia pode também ser provocada por alguma disfunção nesse sistema tais como provocadas por Alzheimer cirurgias cerebrais tumores diabetes esclerose desnutrição radiação esquizofrenia entre outras condições nervais/cerebrais. Por fim o fumo é um hábito que deixa as pessoas muito vulneráveis a tanto assim como a idade sendo a anosmia mais frequente entre pessoas com idade superior aos 80 anos.

Sintomas

A anosmia é uma condição caracterizada pela perda do olfato. Na grande maioria das vezes ela é provocada por gripes rinites resfriados e alergias por isso pode vir acompanhada de nariz entupido e de coriza.

Outro sintoma que geralmente vem junto da anosmia é a perda do paladar visto que o olfato influi muito na distinção dos sabores. Geralmente a anosmia provocada por gripes e resfriados desaparece depois de alguns dias por isso caso os sintomas persistam por muito tempo não deixe de procurar pela ajuda de um médico para verificar o que realmente pode estar provocando a condição e para que o tratamento mais adequado tenha início.

Diagnóstico

Os especialistas mais indicados para o diagnóstico quando de suspeita de anosmia são o clínico geral e o otorrinolaringologista. Durante a consulta perguntas serão feitas com relação aos sintomas e à duração dos mesmos assim como o médico pode fazer perguntas sobre o histórico de saúde e sobre a presença dos mesmos sintomas em outros membros da família.

De forma a verificar o que realmente vem provocando a anosmia testes para diferenciação de odores podem ser realizados assim como podem ser solicitados exames de sangue para verificar se está ocorrendo alguma carência vitamínica que poderia estar levando a tanto. Outros exames como o raio-x do crânio e uma ressonância magnética podem também ser solicitados.

Tratamento

O tratamento da anosmia vai varia de acordo com o que vem provocando a condição. Caso seja decorrente de alguma gripe ou resfriado espera-se que vá haver uma melhora em poucos dias. Para tanto pode-se fazer uso de medicamentos para amenização dos sintomas. Descongestionantes e anti-histamínicos são medicamentos que podem ajudar a anosmia a sumir mais rapidamente.

Dependendo da causa podem ser receitados antibióticos e sprays nasais. Evitar a exposição às substâncias que provoquem a condição pode ajudar no tratamento assim como cortar o hábito de fumar pois a fumaça do cigarro é uma das principais causas de anosmia tanto na pessoa que fuma como naquelas ao seu redor. Por fim anosmias provocadas pela obstrução física podem necessitar de cirurgias para remoção do obstáculo.

Prevenção

A melhor forma de se prevenir da condição é cortar o hábito de fumar e evitar proximidade com pessoas que fumam de forma a não ficar exposto à fumaça do cigarro uma das principais causas da anosmia.

A condição pode também ser evitada ao serem tomados cuidados com a saúde de um modo geral ou seja ficando longe de gripes e de resfriados. Como a condição pode ser provocada por desnutrição é fundamental ter atenção aos hábitos alimentares. Por fim a anosmia pode também ser evitada quando do não contato com a substância que leva à irritação das mucosas nasais.

Diante dos sintomas não deixe de procurar por um médico para verificar o que está provocando a condição. Na grande maioria das vezes a anosmia é provocada por algo simples como uma gripe mas pode também ser decorrência de algo mais grave por isso não hesite em procurar por ajuda.

Compartilhar
Artigo anteriorFrieira
Próximo artigoDieta DUKAN

Deixe uma resposta