As vantagens da prática da corrida em esteira

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    Falta de tempo agenda atribulada chuva frio. Existem vários empecilhos que podem fazer com que seu treino seja adiado é nesta hora que temos a esteira como aliada oferecendo comodidade e segurança quando usada adequadamente. É muito recomendada para quem está iniciando no esporte ou para quem está retornando de lesão pois proporciona um ambiente seguro e controlado além de oferecer menos impacto que a rua que pode variar em até 30% dependendo do equipamento utilizado.

    Segundo alguns especialistas a adaptação muscular da corrida feita na esteira se torna mais suave do que na rua. Uma pessoa que está começando a treinar na rua ficaria de três a quatro semanas entre caminhadas e trotes leves para obter uma adaptação neuromuscular antes de correr efetivamente na esteira duas semanas são suficientes.

    O treinamento em esteira nos possibilita ter total controle do que está acontecendo durante o treino como gasto calórico freqüência cardíaca velocidade e inclinação. Num treino intervalado ou fartlek onde você corre 2 minutos forte e 2 fracos por exemplo você pode estar controlando a distância sabendo exatamente que distância percorreu em cada intervalo podendo assim verificar se está conseguindo manter o esforço proposto.

    Além de ter total controle sobre o treino outra vantagem que a esteira proporciona é em relação ao ritmo uma vez que podemos achar o ritmo certo para cada distância e nos mantermos nele. A esteira nos dá essa noção e manutenção de ritmo pois nos informa a todo o momento o que está acontecendo. Outro fator importante é em relação ao piso pois na esteira não se encontram irregularidades e com o amortecimento do equipamento fica mais difícil de se machucar.

    Correr na rua é diferente de correr na esteira em muitos aspectos o principal deles é que na rua precisamos empurrar o chão para vencer a inércia e a resistência do ar e mover nosso corpo para frente enquanto na esteira o tapete move-se sob nossos pés e tudo que temos de fazer é nos manter no centro da esteira. Com isso a intensidade e a aplicação da força são maiores na rua do que na esteira.

    DIFERENÇA ENTRE CORRER NA ESTEIRA E NA RUA

    RUA

    Centro de gravidade: as pernas criam forças propulsivas que aceleram o centro e o movem para frente. O centro de gravidade é deslocado a cada passada enquanto a perna esta indo para frente para impulsionar o centro novamente.

    Resistência do vento: representa um esforço em ate 10% maior.

    Músculos: tem a função de criar forças propulsoras trabalha mais a musculatura posterior da coxa do que a corrida na esteira. Já que é preciso empurrar o chão para baixo e para trás.

    Ritmo: oscila de acordo com a inclinação das ruas e o cansaço do corredor.

    Consumo de oxigênio: ate 10% maior do que na esteira graças à resistência do ar e o maior trabalho muscular.

    Apoio: o pé de apoio desloca-se mais rápido do chão.

    Passadas: são mais curtas.

    ESTEIRA

    Centro de gravidade: fica estático levando a perna para trás. Para manter a estabilidade o corredor move a perna de apoio para frente do centro de gravidade.

    Resistência do vento: não há.

    Músculos: sua função é reposicionar as pernas pata frente e manter o centro estável. Trabalha mais o quadríceps que puxa a perna para gente.

    Ritmo: constante ditado pela esteira.

    Consumo de oxigênio: menor do que correr na rua no mesmo ritmo.

    Apoio: o tempo que a perna de apoio fica no chão é maior do que na rua.

    Passadas: são mais longas.

    Chega de preguiça e desculpa comece a treinar hoje mesmo na esteira ou na rua pois as duas formas de treino ajudam no desenvolvimento da corrida e de sua saúde.

    Bons treinos!

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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