Aspirina: O que é como funciona e quando deve tomar

0
61

É nestes casos que a aspirina pode ser uma grande ajuda pois a aspirina atua fixando-se em moléculas que transportam as sensações de dor para o cérebro e o alertam para a lesão e fazendo com que o cérebro registe menos dor e por isso há uma menor resposta inflamatória.

A aspirina é um medicamento muito comum e que quase toda a gente já tomou em algum momento. Mas já parou para pensar em que é que consiste a aspirina como é que funciona e quando é que a deve tomar?

Recentemente a equipa do canal de YouTube Brain Stuff – How Stuff Works realizou o vídeo acima onde explica a ciência por trás desta droga popular.

Apesar de ser uma das recentes maravilhas da ciência a droga em si vem da planta do salgueiro ou chorão e tem sido usada como analgésico há pelos menos seis mil anos.

Mas como se explica no vídeo acima só depois de os cientistas trabalharem na extração e purificação do ingrediente ativo desta planta a salicina é que a aspirina se começou a tornan no que conhecemos hoje em dia.

Quanto ao seu funcionamento a salicina é ‘quebrada’ no nosso sistema digestivo e transformada em ácido salicílico que ajuda a reduzir a dor e a inflamação.

A dor é necessária pois funciona como um aviso de perigo mas é desnecessário continuarmos com dores quando o perigo da lesão já passou ou quando a dor não resulta de uma lesão – como as dores de cabeça ou até as cólicas menstruais.

Deixe uma resposta