Ataque cardíaco e parada cardíaca são a mesma coisa?

0
76

Por causa da semelhança dos nomes e das conseqüências que causam, ataque cardíaco (ou infarto do miocárdio) e parada cardíaca são considerados por muitas pessoas como a mesma patologia.

Na realidade, no entanto, são duas condições mórbidas distintas que são estabelecidas com mecanismos de natureza decididamente diferente.

Na origem do ataque cardíaco , na verdade, há uma interrupção do fluxo de sangue direcionado para o músculo cardíaco , que é o miocárdio. Essa interrupção, se não for tratada prontamente, envolve uma necrose maciça (ou morte) do miocárdio em si e uma redução acentuada na capacidade contrátil do coração.

Confira maiores Informações sobre o Infarto

Relação entre o Infarte o stress

Infamação Cronica e o Infarte

Tipos de Ataque Cardíaco

Infarto do Miocárdio

Relação entre Infarto e a Idade

Na origem da parada cardíaca, no entanto, há uma alteração do ritmo sinusal – isto é, uma arritmia – que “perturba” os sinais elétricos que geram a contração do coração até que sejam completamente ineficazes. Em outras palavras, durante uma parada cardíaca, o coração se contrai mal, como se não pulsasse mais.

Curiosamente, essas duas condições patológicas diferentes compartilham o mesmo fator de risco, o que poderia ser mais um elemento de confusão. O fator de risco em questão é a presença, em um indivíduo, de uma doença coronariana , que inicialmente pode causar um ataque cardíaco e, em seguida, as mesmas alterações rítmicas de uma parada cardíaca.