ativo.com: uma viagem pelo túnel do tempo

    0
    56

    Muita mas muita coisa mudou no mercado esportivo brasileiro nesta última década principalmente o que envolve os chamados esportes participativos como Corrida Triathlon e Ciclismo. Porém o ativo.com também é uma plataforma tecnológica e em termos de tecnologia uma década é um século. Veja com os serviços do ativo.com e claro o mercado se desenvolveram ao longo do tempo.

    Inscrições/Calendário – No começo dos anos 2000 existiam poucas provas de Corrida pelo país de Triathlon e Ciclismo então podiam ser contadas no dedo. O primeiro evento com inscrição on-line pelo portal foi a Avon Running prova organizada pela Gayotto. Atualmente o ativo.com tem inscrições para os principais eventos esportivos do país em todas as regiões.

    “O calendário foi um grande serviço na época no Brasil. Eu havia criado um calendário on-line para os eventos esportivos dos Estados Unidos coisa que por lá também não existia em 1998 e foi um sucesso absoluto. Os esportistas tinham que correr atrás de informações – muitas vezes desatualizadas e não confiáveis – sobre os eventos que queria participar. No ativo.com nós reuníamos essas informações e verificávamos antes de publicar então os usuários tinham tudo o que precisavam saber em um único local” lembra Christian Kittler CEO e Fundador do Grupo ativo.

    Nestes 10 anos o ativo.com ofereceu inscrições on-line para mais de 5 mil eventos. Ah! Antes do ativo.com não existiam inscrições on-line para competições esportivas… elas eram feitas fisicamente em postos de atendimento pelo correio ou por fax.

    Conteúdo – Com sua experiência na revista Triathlete dos EUA onde trabalhou enquanto fazia especialização e morava em San Diego na Califórnia Christian Kittler assumiu diretamente o conteúdo do ativo.com quando lançou o portal no Brasil. “Eu voltava dos eventos escrevendo editava as fotos que eu tirava e trabalhava feriados e finais de semana” lembra Christian.

    Hoje a área de comunicação do portal ativo é bem estruturada com núcleos com equipes distintas para o conteúdo editorial comunicação corporativa e marketing e eventos. Além da equipe de jornalistas o ativo.com conta com colunistas de renome na área de Corrida Ciclismo Triathlon Natação Fitness Medicina Esportiva e Nutrição que trazem informações qualificadas e muito úteis para os praticantes de esporte. Entre os colunistas assíduos do ativo.com hoje estão José Rubens D’Elia (Fitness) Miguel Sarkis (Corrida) Felipe Romano (Corrida) Equipe do Instituto Cohen (Medicina Esportiva/Corrida) Igor Lagüens (Ciclismo) Claudio Clarindo (Ciclismo) Professor Arnaldo (Mountain Bike) Romualdo Kubiak (Triathlon) Alexandre Giglioli (Triathlon) Técnicos da ironguides (Triathlon) Ademir Paulino (Natação) Japão (Fitness) Tatyana Dall’Agnol (Nutrição) entre outros que escrevem pontualmente para o portal.

    Fotos – O ativo.com foi pioneiro em registrar as imagens dos competidores em provas e desde o início o serviço foi sucesso pois todos queriam um registro aquele momento de superação. Os fotógrafos eram profissionais mas trabalhavam com a realidade das câmeras digitais daquela época uma novidade.

    “Nós tivemos que trazer os equipamentos de fora pois essas câmeras digitais ainda não eram vendidas no Brasil havia apenas uma ou duas opções porém muito simples. Mas mesmo essas câmeras top que compramos lá fora tinham limitações enormes comparado com o que temos hoje é claro. Lembro-me que demorava 3 segundos para bater cada foto e neste tempo perdíamos muitos corredores” diverte-se Chris.

    O banco de imagens atual do ativo.com tem mais de 25 milhões de fotos que além de serem adquiridas impressas em papel de alta qualidade – como era no começo – também estão disponíveis em forma de arquivo digital que permite inúmeras reproduções.

    Publicidade – Publicidade on-line na área esportiva não existia no início dos anos 2000 como lembra Christian Kittler. A primeira campanha da Nike foi colocada no ar três anos depois. “Hoje o marketing na web é uma das principais estratégias de comunicação das grandes marcas esportivas que comprovaram a diferença que faz falar diretamente com seu público” afirma Chris.

    Além de campanhas publicitárias no portal o Grupo ativo conta com uma plataforma somente para desenvolver estratégias de marketing na web a agência asm (mais informações abaixo). O portal também conta atualmente com um shopping on-line com os mais variados artigos esportivos de livros ao vestuário passando por itens de alta tecnologia para performance na prática esportiva.

    As outras três plataformas atuais do Grupo ativo:

    asm (ativo sports marketing) – Com seu know-how único do mercado esportivo brasileiro a asm faz uma conexão direta entre as empresas os praticantes de esportes assessorias esportivas e entidades representativas criando projetos especiais campanhas ações em eventos pesquisas business intelligence (BI) e consultoria. Entre seus clientes estão empresas como Nestlé Santaconstancia Asics e Red Bull.

    “A parceria com a asm foi estratégica para que pudéssemos abrir e otimizar diversas frentes de atuação no segmento esportivo com um know-how altamente qualificado” diz Luca Pascolato – Diretor Santaconstancia.

    ativo.tv (WWW.ativo.tv) – Canal de vídeo e streaming voltado claro para o mundo dos esportes com conteúdo diferenciado e que traz dicas e curiosidades informações sobre tecnologia nutrição e medicina esportiva entrevistas e cobertura de eventos e seus bastidores. Atualmente a ativo.tv conta com os canais Topa tudo por Esporte; Giro; Falativo; Medalha; Dr. Ativo e Hasta La Vista.

    ativo club (WWW.ativoclub.com) – Primeiro cartão de fidelidade com benefícios exclusivos para esportivas e pessoas com estilo de vida ativo. As parceiras estabelecidas permitem que os usuários desfrutem de descontos e condições especiais para aluguel de carro hotéis compra de passagens aéreas academias lojas de equipamentos esportivos exames médicos na área de medicina esportiva entre outros itens.

    Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here