Aulas de Boxe: para melhorar o corpo (e mente!)

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Coordenação motora tempo de reação e foco são algumas capacidades aperfeiçoadas com a prática do boxe um esporte tradicionalmente mais comum entre homens mas que tem conquistado cada vez mais pessoas nas academias e centro de lutas espalhados pelo mundo.

Com inspiração na prática profissional da luta os treinos são iniciados com um momento voltado ao aquecimento e condicionamento físico onde são realizados exercícios como alongamentos flexões de braços polichinelos abdominais e saltos com corda.

O momento principal é dividido em roundscom sequências de golpes diferentes determinadas pelo professor alternadas com intervalos de descanso. Os movimentos são realizados sempre com foco na técnica e na posição de guarda (defesa) e do sparring que simula o ataque. Normalmente esses exercícios são feitos em duplas ou em formato de circuitocom o uso de luvas e aparadores (manoplas).

Nos minutos finais os alunos executam alongamentos dos grupos musculares trabalhados durante a sessão.

Os exercícios do boxe enfatizam membros superiores (costas peitoral ombros tríceps abdômen) para aplicar variações de “punchs” (socos). Aliás como na prática competitiva em aula é permitido usar apenas essa região do corpo. Ao contrário do Muay Thai por exemplo que libera chutes e joelhadas.

No aspecto mental a prática desenvolve a memória a concentração e a capacidade de reflexo uma vez que é preciso decorar a sequência de golpes que muitas vezes também é associada a algum tipo de som ou reação.

Além disso o boxe é uma atividade de alta intensidade caracterizada por manter a frequência cardíaca predominantemente elevada facilitando a queima calórica (até 500 kcal/h) resistência e definição muscular e o ganho de força e potência importantes para a sua realização. A prática também fortalece o abdômen e a lombar o que ajuda a corrigir possíveis desvios posturais.

(Fonte: Alessandro Brufato professor da Bio Ritmo Academia)

Esta matéria foi produzida no site ativo.com

 

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