Avaliação e comparação dos efeitos das duas técnicas na flexibilidade de isquiotibiais

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Avaliação e comparação dos efeitos das duas técnicas na flexibilidade de isquiotibiais 1

Marcelo Tavella Navega [a] , Bruna Paleari [b] , Mary Hellen Morcelli [c]

[a] PhD, professor, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Marília, SP – Brasil, e-mail:[email protected]

[b] Estudante de graduação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Marília, SP – Brasil, e-mail:[email protected]

[c] Estudante de doutoramento, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, SP – Brasil, e-mail:[email protected]

RESUMO

Introdução

Existem várias técnicas de alongamentos que ajudam a aumentar a flexibilidade, no entanto, ainda existem dúvidas sobre qual método leva a ganhos mais eficazes.

Objectivos

Para avaliar e comparar os efeitos das duas técnicas de alongamentos, ou seja, facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) e alongamento estático sobre a flexibilidade dos músculos isquiotibiais de mulheres jovens.

Métodos de

A amostra do estudo consistiu de 45 mulheres jovens, significa 20.45 (± 1,66), atribuído a um dos três grupos de idade: estático grupo de alongamento (SSG, n = 15), grupo de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNFG, n = 15) e grupo controle (CG, n = 15). Tanto SSG e PNFG realizadas três sessões semanais de alongamentos durante um período de quatro semanas. Sentar e alcançar e ângulo poplíteo testes foram usados no início e no final da intervenção. Normalmente distribuídos os dados foram analisados usando o teste t de Student, Considerando que os dados com distribuição não-normal foram analisados usando o teste de Wilcoxon, para comparar inicial e terminar as medições para cada técnica. Finalmente, usamos o teste de Mann-Whitney U para comparar as duas técnicas com os outros. Foi adotado um nível de significância de 5% (p < 0,05).

Resultados

Houve um aumento significativo da flexibilidade de isquiotibiais quando analisando as avaliações e reavaliações de ambos os protocolos de alongamentos.

Conclusões

Ambas as técnicas foram eficazes no aumento da flexibilidade de isquiotibiais e não havia diferenças significativas para indicar qual é o melhor para aumentar a flexibilidade deste grupo muscular.

Palavras-chave: Alongamento; Isquiotibiais; Flexibilidade; Mulheres; Terapia física

RESUMO

Introdução

Existem diversas técnicas de alongamento auxiliam o aumento de abril, irretocável ainda prevalecem dúvidas sobre qual método aponte penalidades majoritariamente eficazes.

Objetivos

Avaliar e comparar os efeitos das técnicas de alongamento Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) e o Alongamento Estático at abril dos defecar isquiotibiais de jovens mulheres.

Formulário métodos

Participaram estudo 45 jovens, mulheres, com média de idade entre 20,45 (± 1,66), foram divididas em três grupos: grupo alongamento estático (GAE, n = 15), o grupo alongamento facilitação neuromuscular proprioceptiva (GFNP, n = 15) e grupo controle (GC, n = 15). Os grupos GAE e GNFP realizaram três sessões semanais de alongamento em algumas durante quatro semanas. Como voluntárias foram avaliadas por meio do Teste Sentar e alcançar e pelo Teste fazer Joint poplíteo sem início e ao fim das intervenções. Os dados com distribuição normal foram analisados pelo Teste t de student, para os dados com distribuição não normal, foi notas o Teste de Wilcoxon para comparar cada técnica e o Teste de Mann-whitney para comprar como duas técnicas. Foi adotado o nível de significância de 5% (p < 0,05).

Resultados

Houve aumento significativo da Abril dos defecar isquiotibiais quando analisadas como avaliações e reavaliações em ambos os protocolos de alongamento.

Amér

Ambas como técnicas são eficazes para o ganho de abril dos defecar isquiotibiais, não apresentando diferenças significativas evidenciasse qual delas é a melhor de pará o ganho de abril desse grupo muscular.

Palavras-Chave: Alongamento; Isquiotibiais; Abril; Mulheres; Fisioterapia

INTRODUÇÃO

Exercício físico é um fator essencial para melhorar a qualidade de vida (1). Assim, quando realizada regularmente e sob a orientação de um profissional especializado, ela traz inúmeros benefícios (2,3,4). No entanto, quando realizada incorretamente, exercício físico pode levar a lesões (5). Portanto, manobras terapêuticas específicas, tais como alongamento, são importantes para a preparação de condição física de uma pessoa antes do exercício (6 ).

Estendendo-se pelo aumento do número de sarcômeros em série e aumentando assim o comprimento do músculo e amplitude de movimento (6,7) mobilidade de tecidos moles de favores. Além desses efeitos, também alongamento ajuda na formação de postura e é uma forma de melhorar a flexibilidade muscular (8 ).

Maior flexibilidade contribui para a prevenção de lesões, alterações de postura, menor dor nas costas (8) e ajuda a melhorar o desempenho muscular (9). Por outro lado, a perda de flexibilidade resulta em uma capacidade limitada das unidades músculo-tendão a deformar-se, que impede a postura, o desempenho muscular e limites amplitude de movimento (10,11). Flexibilidade reduzida é um dos fatores de risco para lesões musculares (7 ).

A lesão muscular mais comuns são entorses, que podem ocorrer devido a tensão do tendão (12) e evitar que atletas carregando em suas atividades esportivas (8). Assim, programas de alongamentos adequados são essenciais para melhorar a flexibilidade e prevenir lesões (13,14 ).

Várias técnicas de alongamentos têm sido desenvolvidos (6), e as principais encontradas na literatura são alongamento passivo ou estático e facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF), também conhecido como o tenso-relaxe técnica (6,15 ).

Embora existam muitas técnicas de alongamentos que ajudam a aumentar a flexibilidade, ainda há dúvidas sobre qual método leva a ganhos mais eficazes (14). Um estudo sugeriu que a facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) foi mais eficaz no aumento da flexibilidade de isquiotibiais do que o alongamento estático (14). Por outro lado, um outro estudo indicou que o alongamento estático pode ser o único método capaz de manter um ganho significativo no tendão muscular de amplitude de movimento por até 24 horas (16). Além disso, alguns parâmetros relacionados com manobras de alongamento têm gerado dúvidas sobre sua aplicabilidade, tais como frequência, número de repetições, tempo de duração e intensidade dos trechos (17 ).

À luz destas controvérsias e por causa da natureza comum das lesões do tendão, este estudo foi dedicado a investigar qual técnica seria o mais eficaz para esticar os músculos isquiotibiais. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar e comparar os efeitos da técnica da facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) e estático, estendendo-se sobre as limitações das mulheres jovens.

MÉTODOS DE

Aspectos éticos

O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de ética de pesquisa humana local, sob o protocolo número 0097/2011. Todas as mulheres deram consentimento escrito e recebeu orientação pertinente ao estudo.

Assuntos

Os participantes composta por 45 mulheres jovens de 18 a 28 anos, atribuídas a um dos três grupos: estático grupo de alongamento (SSG, n = 15), grupo de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNFG, n = 15) e grupo controle (CG, n = 15). Características da amostra são apresentadas natabela 1.

Tabela 1 Características da amostra

Grupo de estática (n = 15)Grupo do PNF (n = 15)Grupo controle (n = 15)
Idade (anos)20,8 ± 1,2020,5 ± 1,6420.1 ± 2,06
Peso (kg)58,7 ± 8,9458.9 ± 8.4159.2 ± 10,24
Altura (m)1,61 ± 0,051,64 ± 0,061,64 ± 0.07
IMC (kg/m2)22,5 ± 2,5821,6 ± 2,96± 21,7 3.51

Nota: IMC = índice de massa corporal.

Critérios de exclusão para este estudo foram: ter sofrido uma lesão no tendão nos últimos três meses, tendo usado medicação para a dor nas últimas duas semanas e realizadas mais baixo membro alongamento ou fortalecimento sessões nos últimos três meses muscular.

Procedimentos

Flexibilidade foi medida usando dois instrumentos de avaliação: o sentar-se e teste de alcance e o teste do ângulo poplíteo. Voluntários foram primeiramente avaliados individualmente, que foi seguido por protocolos específicos de alongamentos. Alongamento foi realizado em grupos de SSG e PNFG, três dias por semana durante quatro semanas consecutivas. Alongamento de testes e procedimentos foram todos realizados nos mesmos dias da semana e ao mesmo tempo, de acordo com a hora do dia da primeira sessão. Quando os participantes relataram desconforto (sensação de alongamento), eles foram considerados no máximo ponto de alongamento.

Após o protocolo, voluntários foram reavaliados, e estabeleceu-se um intervalo de três dias entre as sessões.Alongamento de manobras e as avaliações foram realizadas em ambos os membros inferiores.

Sente-se e teste de alcance

Voluntários sentou-se no chão com as pernas completamente estendidas, seus quadris fletidos a 90° e a parte inferior de seus pés contra a caixa de teste de poços. Com os braços estendidos e as mãos viradas para baixo, voluntários inclinou-se no thehips e tentaram empurrar o marcador na régua, tanto quanto possível, mantendo os joelhos em linha reta. O teste foi realizado três vezes, e o maior valor de medição foi usado como dados (17,18 ).

Teste do ângulo poplíteo

Com voluntários em posição supina, o membro avaliado foi flexionado no quadril e joelho com o auxílio de um goniômetro. Quadril da perna de teste foi flexionado a 90° durante todo o ensaio com a ajuda de uma prancha de madeira. Perna contralateral permaneceu completamente estendida. Uma foto da posição inicial, com a câmera posicionada dois metros o voluntário. Após este procedimento, o avaliador perguntou a mulher estender seu joelho o máximo possível, quando outra fotografia foi tirada.

Fotografias foram digitalizadas para análise usando o software AutoCAD® . Três pontos de referência anatômica foram marcados sobre membros inferiores dos voluntários utilizando fita de marcação. Duas linhas foram sorteadas, uma ligação do trocânter maior do fêmur à cabeça da fíbula e outra linha conectando o maléolo lateral para a cabeça da fíbula. O software mede o ângulo formado por essas duas linhas, chamadas o ângulo poplíteo (19 ).

Protocolo de alongamento estático

O voluntário foi em decúbito dorsal, e o avaliador realizou uma máxima flexão passiva de quadril, mantendo o joelho completamente estendido. O protocolo de alongamento consistia em trinta e cinco segundos poderia esta posição. Entre os ciclos, houve um intervalo de descanso de 30 segundos. No membro contralateral permaneceu estabilizado e completamente estendida. Além disso, entre os ciclos, voluntários foram pediu consentimento aumentar a flexão de quadril (15,20 ).

Protocolo de alongamento de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Voluntários foram colocados em posição supina. Quadris foram flexionados passivamente pelo avaliador e o joelho permaneceu completamente estendido até atingir a máxima flexão de quadril. No membro contralateral permaneceu estabilizado e completamente estendida. Cinco segundos de contração isométrica realizaram-se seguido por mais dez segundos de alongamento com os músculos relaxados. Este processo foi repetido duas vezes e a manobra durou 30 segundos. A técnica foi realizada por cinco ciclos de 30 segundos, com um intervalo de descanso de 30 segundos entre eles. Durante os intervalos de descanso, os voluntários foram pedidos seu consentimento aumentar a flexão de quadril (15,20 ).

Análise estatística

Inicialmente, aplicou-se o teste de normalidade de Shapiro-Wilk, para verificar a distribuição de dados. O teste t de Student foi usado para dados de analyzenormally distribuído. O teste de Wilcoxon foi utilizado para analisar os dados não-normal, ou seja, as comparações das avaliações iniciais e finais para cada técnica. Finalmente, o teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar uma técnica para o outro. Um nível de significância de 5% (p ≤ 0,05) foi adotado para a interpretação dos dados.

RESULTADOS

Dados da avaliação inicial e final do sit and reach test para alongamento estático e grupos do PNF são ilustrados na tabela 2.

Tabela 2 Valores da média e desvio padrão em alongamento estático e grupos do PNF obtidos em avaliações iniciais e finais, após 4 semanas de intervenção

Sente-se e teste de alcance


InicialInicial
Média ± DPMédia ± DPp*
Grupo de estática27,4 ± 10,4027,4 ± 10,400,0007
Grupo do PNF24.27 ± 8,4624.27 ± 8,460,0007
p**0.56140.5614

Nota: p* = comparação intragrupo; p** = comparação intergrupo.

Houve um aumento significativo da flexibilidade do tendão muscular em alongamento estático e grupos do PNF.No entanto, não há diferenças significativas foram observadas entre as técnicas. Sobre os dados do grupo de controle, não houve diferença significativa entre as avaliações (inicial: 29,27 ± 6.57; final: 29,8 ± 5,60, p = 0.481).

Resultados do teste para membro dominante e não dominante, para cada grupo de ângulo poplíteo inicial e final são expressas nas tabelas 3 e 4, respectivamente. Tanto estática e grupos do PNF apresentaram maior flexibilidade (expressada em graus). Além disso, observou-se um ganho mais evidente no membro inferior dominante. No entanto, não houve nenhuma diferença significativa entre as técnicas.

Tabela 3 Dominante-membro valores expressos em média e desvio padrão

Teste do ângulo poplíteo – membro inferior dominante


InicialFinal
Média ± DPMédia ± DP
Grupo de estática165º ± 7.16173.53º ± 4,47p*
Grupo do PNF158.33º ±10.77168.4º ± 9,620,0007
p**0.06490.14090,0007

Nota: p* = intragrupo; p** = intergrupo.

Tabela 4 Non-dominante membro valores expressos em média e desvio padrão

Teste do ângulo poplíteo – membro inferior não dominante


InicialFinal
Média ± DPMédia ± DP
Grupo de estática165.2º ± 7,48171.67 º ± 5,67p*
Grupo do PNF158.2º ± 9,81166º ± 8,700,0007
p**0.05910.06200,0007

Nota: p* = intragrupo; p** = intergrupo.

Sobre o grupo de controle, o membro inferior dominante apresentado resultados significativos entre as avaliações (inicial: 170,87 ± 7.26 e final: 166,73 ± 10.27, p = 0,045), Considerando que o membro inferior não dominante não alcançou níveis significativos entre as avaliações (inicial: 169,67 ± 8.20, final: 165,8 ± 12,29, p = 0.091).

DISCUSSÃO

Embora existam várias técnicas de alongamentos que podem impedir a muscleshortening e, consequentemente, levar a maior flexibilidade, ainda há dúvidas que sobre qual é o método mais eficaz (6). Assim, o presente estudo examinou os efeitos da facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) e alongamento estático na flexibilidade de isquiotibiais em mulheres jovens.

Os testes utilizados neste estudo são de grande importância clínica. O teste do ângulo poplíteo é um método que investiga a flexibilidade do tendão muscular isoladamente (19), Considerando que o teste de sentar e alcançar avaliou a cadeia posterior como um todo, incluindo os isquiotibiais e outros músculos, como o paravertebrals, glúteos e tríceps sural (21,22). Um estudo anterior mostrou que o teste do ângulo poplíteo tem boa confiabilidade quando realizado em indivíduos saudáveis (23). Em relação o teste de sentar e alcançar, além de apresentar boa confiabilidade para avaliar a flexibilidade de isquiotibiais, também é fácil de aplicar (24,25 ).

As conclusões do presente estudo indicam que ambas as técnicas de alongamentos melhorar a flexibilidade do tendão, como foram encontradas diferenças significativas entre as avaliações e reavaliações para ambas as técnicas separadamente. Neste mesmo contexto, outros estudos comparando PNF para outros métodos mostraram que PNF levou a maiores aumentos na flexibilidade de isquiotibiais (26,27). Da mesma forma, um outro estudo que comparou o alongamento estático para outras técnicas encontradas que esse método levou a ganhos de flexibilidade instantânea (28 ).

Mallmann et al. (22) comparou três técnicas, entre elas de alongamento alongamento estático e facilitação neuromuscular proprioceptiva e concluiu que alongamento levou à imediata maior flexibilidade. Apesar das diferenças metodológicas, tais resultados corroboram os encontrados no estudo atual.

O presente estudo não encontrou diferenças significativas para indicar qual das duas técnicas alongamentos aplicadas foi mais eficiente no aumento da flexibilidade de isquiotibiais. O estudo mostrou que ambos eram eficazes, as conclusões que corroboram as de um estudo anterior que não encontrou quaisquer diferenças expressivas entre esses dois métodos (29 ).

Por outro lado, O’Hora et al. (30) comparou o alongamento estático com PNF e concluiu que este último exibido o melhor resultado de flexibilidade do tendão. No entanto, o protocolo de alongamento consistiu em uma sessão de terapia sozinha, diferente do protocolo utilizado neste estudo.

Para além da questão predominante que nortearam este estudo, ou seja, qual técnica de alongamento é mais eficaz, outros problemas geram perguntas, tais como a frequência, número de repetições e a duração dos trechos.

Cada estudo empregou protocolos diferentes na tentativa de verificar se o método mais eficaz de alongamento (31,32). Este estudo realizado três sessões semanais, que levou ao tendão maior flexibilidade, corroborando o estudo de Marques et al. (33) que considerou este protocolo como suficiente para ganho de flexibilidade.

Finalmente, tendo em conta os resultados encontrados aqui e nos estudos mencionados acima, é evidente que as técnicas estudadas são importantes e eficazes no aumento da flexibilidade.

CONCLUSÃO

Os resultados do presente estudo permitem concluir que o alongamento estático e técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva são eficazes no aumento da flexibilidade de isquiotibiais.

No entanto, comparando as duas técnicas, lá não houve diferenças significativas para indicar que um é mais eficaz para aumentar a flexibilidade deste grupo muscular.

AGRADECIMENTOS

Os autores Agradecemos a bolsa de pesquisa CNPq.

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