Balanço esportivo em São Paulo durante 2009

    0
    29

    A maior cidade do país tem se transformado em uma espécie de capital nacional dos eventos esportivos. Em São Paulo é realizada a mais famosa corrida de rua a São Silvestre mas a cada final de semana milhares de corredores paulistanos são mobilizados para as corridas de rua que são realizadas ininterruptamente na cidade.

    Se tem tratado bem os apaixonados pelas corridas de rua São Paulo ainda é uma cidade ingrata para os adeptos do ciclismo. Mas essas são as idionssicracias de uma metrópole como São Paulo. Contudo 2009 teve avanços significativos para os que fazem uso da bike no dia-a-dia.

    O secretário de Esporte e Lazer de São Paulo Walter Feldman conversou com o ativo.com e fez um balanço sobre o ano de 2009 principalmente com relação à prática do ciclismo na cidade.

    “O ano de 2009 foi marcante para o ciclismo em São Paulo. Entre as iniciativas da Secretaria Municipal de Esportes está a implantação da Ciclofaixa a criação do primeiro Clube Escola de Ciclismo e a realização e apoio a diversos passeios e encontros ciclísticos durante o ano. Com a Ciclofaixa conseguimos fazer com que as pessoas deixem o carro em casa e saiam para pedalar entre o Parque das Bicicletas e o Parque do Povo todos os domingos das 7h às 14h” aponta.

    “No Parque das Bicicletas em Moema implantamos o primeiro Clube Escola de Ciclismo em parceria com a Federação Paulista da modalidade. Lá as crianças da rede municipal de ensino que freqüentam as unidades do Clube Escola espalhadas pela cidade puderam ter em muitos casos o primeiro contato com a bike. Além disso começamos a atender também a melhor idade com aulas especiais para aqueles que deixaram a bicicleta de lado ou mesmo nunca puderam ter contato com ela. As aulas são totalmente gratuitas e além de incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte ensinam noções de trânsito e de como pedalar com segurança e responsabilidade”.

    Outro evento ressaltado por Feldman é a realização da primeira edição do Bike Tour em São Paulo. “Um passeio formidável por diversos pontos da capital e que contou com a participação de mais de 5 mil ciclistas. Durante a Virada Esportiva realizamos o Passeio Ciclístico Noturno e recentemente apoiamos a realização da Pedalada pela Diversidade Sexual” destaca o secretário.

    “Portanto diria que o ano de 2009 foi de um avanço muito grande para a cidade de São Paulo no incentivo ao uso da bicicleta não só como forma de esporte e lazer mas também como alternativa para a questão do transporte” acrescenta.

    Neste ano a capital paulista também ganhou um circuito público de Corrida de Rua com inscrições gratuitas e provas realizadas em bairros que normalmente não estão nos roteiros das provas organizadas por empresas privadas.

    Walter Feldman diz que que o Circuito de Rua foi um sucesso e cada prova contou com pelo menos mil participantes e por isso deve ter continuidade em 2010.

    “O balanço só pode ser positivo já que com essa iniciativa pudemos oferecer provas organizadas e incentivar a corrida de rua em regiões mais distantes do centro de São Paulo. A idéia é descentralizar a prática da Corrida de Rua e por isso o Circuito veio para ficar com continuidade garantida em 2010” finaliza Feldman.

    Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    Deixe uma resposta