Balé fitness pode ser alternativa à musculação

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Geralmente quando é o foco é tonificar os músculos a última opção que vem à mente é a dança. Pensar no balé então… Mas uma nova vertente da modalidade vem atraindo adeptos e deixando muita gente feliz com os resultados. O balé fitness foge completamente da aula convencional mesclando os passos técnicos da dança clássica com exercícios de fitness como agachamentos abdominais e flexões tanto na barra como no chão. Nessa “dança” trabalha-se flexibilidade postura respiração equilíbrio agilidade e força e em pouco tempo já é possível observar a diferença no corpo.

A aula promete força e leveza ao mesmo tempo. O número de repetições dos passos tradicionais aumenta o tempo de isometria e de sustentação muscular. Todo dia uma aula diferente. O método para ajudar a fugir da mesmice e da monotonia foi criado por Betina Dantas ex-bailarina e educadora física que deu início ao balé fitness.

Apesar de usar muitos exercícios da dança tradicional como o pliê e o retire qualquer pessoa pode participar da aula mas é preciso dar uma leve estudada nos passos. Indivíduos já condicionados ou que já tenham certa base de balé pegam mais facilmente o ritmo dos exercícios. Quem é iniciante tem que ter paciência e estudar um pouco. Por isso é indicado ter um conhecimento básico de balé para acompanhar o ritmo e saber os nomes dos passos. Pelo menos um mês de balé clássico tradicional antes de entrar na versão fitness.

Para os amantes do figurino de bailarina a opção mais “power” do exercício também exige roupas adequadas – as alunas usam sapatilha coque meia calça e collant. Mas para quem não gosta (o que é muito difícil) é possível usar roupas de ginástica sem o tênis. A sapatilha facilita a execução dos exercícios.

[Fonte: Betina Dantas ex-bailarina e educadora física /Levitas Centro de Bem-Estar – SP]

Esta matéria foi produzida no site ativo.com

 

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