Bebidas alcoólicas engordam?

0
75
 As bebidas alcoólicas

É grande a quantidade de pessoas em todo o mundo que consome bebidas alcoólicas. Existe uma variedade delas algumas com mais álcool e outras com menos. Além disto umas engordam mais e outras menos. Em cada país se tem um costume. Por exemplo no Brasil bebemos mais cervejas. Já na França é o vinho o preferido do povo. O whisky é muito famoso na Escócia. O brandy na Inglaterra.

Há muito tempo que os homens consomem bebidas alcoólicas. Antes de se descobrir o processo de destilação elas possuíam menos álcool como no caso da cerveja e do vinho. A vodka já é um produto originário da destilação e contém muito mais álcool.

Apesar de serem liberadas para maiores de 18 anos no Brasil as bebidas alcoólicas são drogas das mais viciantes senão a mais viciante de todas. Além disto quando bebemos perdemos a noção do certo e do errado e ficamos aptos a fazer coisas que não faríamos sóbrios. É preciso ter muito cuidado com as bebidas pois facilmente criamos dependência.

Bem uma das preocupações mais recentes com relação às bebidas alcoólicas é sobre o ganho ou não de peso quando do consumo. Todas as bebidas alcoólicas engordam? Abaixo falaremos um pouco sobre quatro delas: cerveja vinho cachaça e vodka.

Bebida Alccolica

Cerveja engorda?

Todo mundo já escutou falar que cerveja dá barriga. Na realidade qualquer bebida gaseificada é capaz de contribuir para um aumento do estômago. A cerveja é basicamente composta de álcool de carboidratos e de açúcar sendo que quando consumida em excesso pode sim engordar. Além disto geralmente comemos alguns petiscos quando bebemos até porque o corpo precisa de energia para quebrar toda aquela quantidade de açúcar que estamos ingerindo.

No entanto a cerveja não é uma vilã. Ela traz benefícios e malefícios à saúde da mesma forma que ocorre com uma série de coisas. É preciso beber com moderação já que uma latinha de cerveja por exemplo tem em média 150 kcal. Agora pense em uma noite em que você bebeu 6 latinhas de cerveja. E então? Desta forma ela pode engordar sim.

Vinho engorda?

O vinho é há muito tempo consumido assim como a cerveja. Nossos antepassados gostavam bastante e quando tomado com moderação ele traz uma série de benefícios à saúde. Por exemplo por ser rico em antioxidantes o vinho ajuda a combater o envelhecimento precoce. Além disto quanto mais seco for o vinho mais taninos ele tem ou seja mais substâncias capazes de proteger o coração.

Os franceses estão entre os povos mais saudáveis do mundo e eles bebem muito vinho. No entanto não tudo de uma vez só. O indicado é consumir no máximo 400 ml por dia sendo que o ideal fica por volta dos 150 ml diários. O vinho tinto faz mais bem à saúde do que o vinho branco especialmente os merlot e cabernet por terem maior quantidade de resveratrol poderoso antioxidante.

Quando consumido em excesso o vinho engorda sim. Por exemplo 1 taça de vinho tinto cerca de 200 ml tem em média 170 kcal. Já um copo de cerveja com cerca de 300 ml tem em média 150 kcal. Entretanto geralmente bebe-se menos vinho do que cerveja portanto é preciso levar algumas variáveis em consideração para fazer essa relação.

Cachaça engorda?

Sim a cachaça também engorda. Assim como com relação ao vinho e à cerveja é preciso moderação para não engordar. Além disto todas as bebidas alcoólicas deixam o corpo inchaço dando aquela aparência horrível no dia seguinte.

Cada 50 ml de cachaça tem em média 231 kcal. Pode parecer bastante no entanto ninguém bebe muita cachaça sem passar mal. Então é preciso considerar o quanto é bebido para ver o que engorda mais. A cachaça assim como a vodka tem outro agravante. Geralmente bebemos caipirinhas e elas sempre vêm repletas de açúcar no fundo o que faz engordar mais ainda. As batidas de cachaça com leite condensado são ainda mais calóricas portanto é fundamental ter moderação para não ganhar os indesejados quilos extras.

Vodka engorda?

A vodka é a preferida dos ávidos frequentadores de academia pois dizem que ela não dá barriga como a cerveja. No entanto mais uma vez é preciso moderação no consumo caso contrário pode dar barriga sim. Uma dose de vodka pura cerca de 42 gramas tem em média 100 calorias. No entanto poucas pessoas costumam tomar vodka pura. O que engorda mais é o açúcar na caipirinha por exemplo. Ou ainda o açúcar contido nas doses concentradas de suco.

O fato é que o álcool deixa o metabolismo mais devagar além de fazer o corpo reter líquido deixando-nos inchados. Além disto quando bebemos ficamos mais predispostos a comer tudo quanto é coisa portanto é preciso parcimônia tanto no consumo de bebida quanto no de comida.

Compartilhar
Artigo anteriorFrieira
Próximo artigoDieta DUKAN

Deixe uma resposta