Benefícios da Alface para saúde

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A alface é muito conhecida no Brasil e bastante apreciada nas saladas do dia-a-dia. Quem nunca comeu a famosa saladinha de “alface tomate e cebola” de um pequeno restaurante ou boteco brasileiro? Essa tradição da culinária nacional é muito saudável e quem a mantém em seu prato está fazendo uma opção pela saúde.

Muita gente também é fã da alface porque ela emagrece. Sim! A alface realmente emagrece porque seu teor calórico é muito baixo 15 calorias a cada 100 gramas o que a torna um alimento emagrecedor. O corpo queima mais calorias fazendo a digestão do que a própria alface possui. Além disso o principal componente da alface é a água.

Rica em carboidratos fibras e proteínas suas folhas contém fibras dietéticas que auxiliam no emagrecimento. A perda de peso com a ingestão de alface ocorre porque o seu consumo faz melhorar a digestão e regular o funcionamento intestinal importantes para a eliminação de toxinas pelo organismo.

alface-beneficios

Rica em nutrientes e clorofila a alface possui diversas espécies. São elas:

  • Alface Lisa: é a mais popular no Brasil com folhas soltas macias e de sabor bem suave.
  • Alface Mimosa: apresenta folhas com a borda bastante bordada parecendo dedos de uma mão; está entre as alfaces consideradas mais delicadas.
  • Alface Crespa: extremamente rica em fibras ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino além de apresentar baixos teores de minerais como cálcio e fósforo.
  • Alface Roxa: é uma espécie das mais saudáveis de alface porque contém mais antocianina que as alfaces comuns e um nível também maior de antioxidantes substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.
  • Alface Americana: apresenta um corpo compacto e menor do que as demais. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas mas a vantagem dessa espécie é a sua alta durabilidade. Chega a permanecer até cinco dias na geladeira em bom estado quando coberta e seca. É muito usada em lanches e sanduíches por ser mais durinha e crocante.
  • Alface Romana: possui folhas verde-escuras longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em saladas como a salada Ceasar e lanches.

Como comer alface?

A alface é muito consumida em saladas cruas. Pode ser cortada ou em folhas inteiras colocadas à mesa. No entanto alguns nutricionistas e chefs de cozinha recomendam o consumo de alface refogada também em pratos quentes acompanhando alguma carne branca como peixes e frango.

Como suas folhas são bem sensíveis a alface deve ser temperada apenas no prato podendo ser colocado sal azeite limão ou pitadas de vinagre. Esse tempero ajuda a acentuar seu sabor delicado e a torná-la um prato realmente gostoso e apetitoso principalmente nos dias de calor.

Rica em vitaminas e minerais

Um alimento leve e que ainda oferece vitaminas A C K B1 B2 e B3 além de minerais como alface-e-seus-beneficios-a-vidapotássio cálcio e magnésio. A alface é de fato essencial no cardápio de qualquer pessoa que faça uma alimentação saudável e balanceada. Além de suas propriedades nutricionais a alface também é considerada um ótimo calmante e anti-stress. Seu consumo ajuda a eliminar tensões e ainda a melhorar o sono de quem sofre com insônia.

Pertencente à família Asteraceae a alface é um alimento verde claro e de sabor suave. Por isso muitas pessoas dizem que seus valores nutricionais são muito menores do que os das folhas verde escuras consideradas mais saudáveis fortes e nutritivas. Porém essa é uma comparação equivocada. Segundo nutricionistas a alface também é um alimento muito importante e saudável tanto quanto uma couve espinafre taioba ou brócolis por exemplo.

Cada qual com o seu valor nutricional devemos valorizar a alface e incorporá-la na nossa alimentação diária. Suas fibras principalmente tem um valor extremamente importante para o equilíbrio e funcionamento do organismo.

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