Benefícios da Beterraba

0
47
Conheça os principais benefícios da beterraba

A beterraba é um dos principais vegetais da culinária brasileira. Consumida geralmente crua ou cozida dentro do feijão ela é arroxeada levemente adocicada e tem um sabor característico que agrada muito as pessoas que consomem diariamente dentro da salada cozida assada grelhada ou mesmo como molhos. Da mesma forma que grande parte dos vegetais a beterraba é um produto importantíssimo para a saúde por ser rica em ingredientes que fazem bem ao organismo como as vitaminas A C e do complexo B além de consideráveis níveis de potássio magnésio zinco e fósforo dentre outros. Os nutricionistas sempre dizem que é importante que o prato das principais refeições do dia seja colorido ou seja preenchido com muitos legumes e saladas portanto não ignore a beterraba.

Benefícios da beterraba

Previne problemas cardiovasculares – A beterraba possui substâncias eficazes na diminuição do colesterol ruim(LDL): flavonóides e carotenoides elas impedem a oxidação das artérias e preservam o bom colesterol(HDL) o que ajuda a prevenir doenças cardíacas. Portanto se após consulta de rotina o seu cardiologista constatar que o colesterol bom está em baixa você poderá consumir beterraba. Por todos os outros motivos também.

Como benefício aos hipertensos o nitrato também presente na beterraba contribui com o alargamento dos vasos sanguíneos consequentemente o corre a diminuição da pressão do sangue no corpo e assim a pressão arterial é controlada.

Útil para mulheres grávidas – Atenção gestantes! A beterraba é indicada para grávidas pois o ácido fólico do alimento contribui para o fortalecimento do sistema imunológico do bebê.

os-beneficios-da-beterrabaPrevenção do Câncer – Há uma substância presente na beterraba que inibe a formação de células cancerígenas a Betacianina. Os principais tipos de Câncer que a beterraba pode prevenir são: pele mama e colón.

Aprimora a função cerebral – A beterraba tem efeito positivo no funcionamento do cérebro pois seus nutrientes ajudam no aumento do fluxo sanguíneo cerebral e consequentemente é possível garantir a prevenção contra a demência. Os antioxidantes também presentes no vegetal são eficazes para prevenir o Alzheimer.

Melhora a saúde óssea – O silicone presente na beterraba auxilia o corpo na utilização correta do cálcio o principal nutriente para a garantia de ossos fortes e saudáveis. Outros nutrientes que são benéficos para os ossos também são encontrados na beterraba: vitamina C Magnésio Cobre Manganês e ácido fólico.

Redução de problemas de pele – O suco da beterraba tem excelente efeito no tratamento da acne e furúnculos por causa da ação anti-inflamatória dos nutrientes. Os antioxidantes do vegetal também protegem a pele contra o envelhecimento precoce. Então se você quer ficar com sua pele bonita e brilhante beba um copo de suco de beterraba diariamente.

Eficaz contra a prisão de ventre – A beterraba tem um nutriente chamado pectina que tem efeito laxante portanto o vegetal também é benéfico para a saúde do intestino.

Tratamento contra a anemia – Por ser rica em ferro o consumo da beterraba é eficaz no tratamento contra a anemia e também ajuda a prevenir. Se você quer ter disposição e energia e deixar de lado o quadro anêmico consumir o suco de beterraba diariamente é uma excelente ideia.

Auxilio na dieta de perda d peso – Por ser rica em uma série de nutrientes e possuir apenas 40 calorias a beterraba torna-se um dos vegetais úteis na dieta para perda de peso.

 

Mais benefícios

Capaz de prevenir doenças no fígado e no baço regularizar o sistema urinário e desintoxicar o organismo a beterraba está no grupo de alimentos que devem acompanhar a refeição das pessoas da infância à velhice.

Há momentos que a utilização de remédios para a cura de doenças é indispensável mas que tal garantir a prevenção de males consumindo este vegetal tão saboroso?

Deixe uma resposta