Benefícios da Castanha do Caju

0
57
Propriedades nutrientes e vitaminas desse super alimento

A castanha de caju é um alimento muito consumido no Brasil em especial na região Nordeste. Fornecendo uma série de benefícios à saúde a semente do famoso fruto do cajueiro também é matéria prima para geleias doces e outras delícias da culinária brasileira.

Países como Moçambique e Nigéria além do Brasil estão entre os principais produtores do alimento. O clima tropical aliás colabora para o seu desenvolvimento e consumo. E as castanhas fazem muito bem para o corpo afinal apresentam uma gama de nutrientes que devem estar inclusos na rotina alimentar como as fibras carboidratos vitaminas B1 B2 B5 e K e aminoácidos. A castanha do caju ainda conta com minerais como: Selênio Fósforo Manganês Ferro Zinco e Potássio.

Ainda que sejam vastas as potencialidades nutricionais o consumo da castanha deve ser bem moderado por pessoas que desejam emagrecer em virtude da elevada quantidade de calorias do alimento. É precipitado proibir que se coma a castanha uma vez ou outra afinal o alimento congrega  incríveis benefícios ao organismo. Saiba as principais razões para você comprar a castanha do caju e apreciar a delícia junto a sua família.

castanha-do-caju-beneficios

Previne doenças do coração – A castanha do caju está no grupo de alimentos que deve ser consumido por todos que tenham o objetivo de manter o coração sadio principalmente por pessoa com hipertensão – doença crônica que é fator de risco para doenças cardíacas. Em razão da presença de antioxidantes o alimento é útil no desenvolvimento do aparelho cardiovascular e a ingestão favorece a prevenção do infarto e do AVC.

Bom para a saúde óssea – Na terceira idade os problemas relacionados à saúde óssea são frequentes e a osteoporose causa transtornos em pessoas cujo organismo carece de cálcio e magnésio. Por ser rica nesses minerais a castanha do caju é um alimento que ao ser incluso na alimentação evita tais problemas no futuro.

Eficaz para a saúde dos olhos – O consumo da castanha também é importante para que você mantenha a visão boa por muito tempo. As propriedades nutricionais do alimento reduzem as chances de degeneração macular e protege seus olhos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.

Bom para garantir a beleza do cabelo e da pele – Como qualquer alimento com vastos nutrientes a castanha de caju também satisfaz aquelas pessoas com anseios estéticos. É um ótimo alimento para garantir a beleza do seu cabelo e sua pele.O cobre confere o efeito de pigmentação no seu cabelo e proporciona o brilho e aquela cor bonita que você espera.

O óleo da castanha do caju pode ser usado como protetor contra os raios solares.

Melhora a digestão – A castanha de caju tem nutrientes que ajudam na digestão. O hábito de ingerir o alimento favorece o melhor aproveitamento dos alimentos pelo organismo durante o processo digestivo. Assim as evacuações ocorrerão de maneira regular e a prisão de ventre e outros problemas estomacais são evitados.

Constrói músculos – Ótima notícia aos adeptos da musculação. Comer castanha ajuda na construção muscular e melhora os rendimentos durante a atividade. O magnésio e o cálcio agem de maneira direta sobre os músculos contribuindo na formação com os exercícios e ajudando a evitar câimbras e fadigas.

Fornece mais energia – Sabe aquele cansaço inesperado e a falta de disposição para a realização de atividades normais? Tais sintomas podem indicar a falta de ferro no organismo e em alguns casos anemia. A castanha do caju contém a quantidade certa de Ferro para oferecer mais energia e disposição nas suas tarefas do dia a dia e ser um ótimo tratamento para a anemia.

Mais benefícios

Alem de atenuar os efeitos da TPM a castanha do caju pode pasmem ajudar a emagrecer. Sim embora tenha boa quantidade de calorias as gorduras do alimento são boas e auxiliam no processo de emagrecimento quando consumidas associadas a outros alimentos.

 

Compartilhar
Artigo anteriorDiástase
Próximo artigoCarboxiterapia

Deixe uma resposta