Benefícios da Castanha do Pará

0
175
Conheça seus nutrientes e propriedades

A castanha do Pará é uma semente da castanheira do Pará uma árvore muito comum na região amazônica. Com valiosos nutrientes essa castanha oferece incríveis benefícios à saúde e é consumida no Brasil e com mais frequência na região norte. Além de ser saudável o alimento é delicioso e é ótimo para o preparo de várias receitas.

Os componentes da castanha do Pará tornam o alimento completo. Além de muito útil na prevenção e o tratamento de doenças ele também é usado na produção de cosméticos e tintas graças à ação de um óleo especial. Eis um alimento que você não pode negligenciar e mesmo que o consumo não seja feito diariamente as deliciosas sementes deverão uma vez ou outra estar entre as opções na sua mesa no almoço e no jantar. É válido saber os motivos.

castanha-do-para2Com antioxidantes gorduras saudáveis significativa quantidade de selênio proteínas carboidratos magnésio zinco manganês cálcio ferro potássio e vitaminas do complexo B a castanha do Pará é um desses alimentos considerados “remédios naturais” e que será um dos seus aliados na sua meta de garantir a qualidade de vida por intermédio de práticas saudáveis. Conheça os principais benefícios da castanha.

Ajuda a emagrecer – Ainda que apresente uma quantidade considerável de gorduras o alimento ajuda na dieta de perda de peso. Parece incrível mas é verdade. As gorduras da castanha do Pará não são saturadas e por essa razão são benéficas ao organismo. As fibras presentes também contam a favor do sucesso na dieta pois proporcionam sensação de saciedade. Sem aqueles picos de fome é claro que você terá mais facilidade em perder os quilinhos indesejáveis.

Combate o câncer – Há uma série de fatores que podem provocar algum tipo de câncer e alguns alimentos são verdadeiros escudos do organismo e ajudam a evitar o problema. A castanha do Pará é eficiente na prevenção graças ao efeito do selênio que auxilia um antioxidante denominado glutationa peroxidase na ação de proteger o organismo.

A ingestão da castanha do Pará também é efetiva no tratamento contra alguns tipos de câncer como o da próstata e o do colo do útero.

Garante a saúde óssea – É muito comum problemas ósseos na terceira idade. A osteoporose é uma doença séria e grave que provoca quedas e muitos transtornos em quem passou da casa dos 60 anos. A castanha do Pará é um bom aliado na prevenção deste mal e de degenerações ósseas diversas em razão da presença do cálcio e do magnésio. Este último aliás é imprescindível para fixar o cálcio nos ossos.

Os minerais também são importantes para a saúde dos dentes.

Melhora a digestão – Quem come castanhas do Pará terá a garantia de uma boa digestão afinal os nutrientes do alimento efetuam o transporte eficaz dos alimentos pelo organismo facilitando a absorção das propriedades benéficas de todos eles. As propriedades nutricionais também evitam a prisão de ventre e outros problemas mais sérios no estômago.

Reduz o colesterol ruim (LDL) – O colesterol alto é um dos principais fatores de risco de doenças cardiovasculares que podem ser fatais em muitas ocasiões. A castanha do Pará é rica em ácidos graxos propriedades que diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL). O controle do colesterol permite a redução de incidências da arteriosclerose infarto no miocárdio e Acidente Vascular Cerebral.

Mais benefícios

A castanha do Pará também é indicada para quem pratica musculação e tem o objetivo de ganhar massa muscular pela presença do Selênio e da proteína.

Eficaz para o cérebro o selênio da castanha do Pará auxilia na prevenção contra a esclerose múltipla o Alzheimer.

Cuidado com o excesso

Não custa dizer que qualquer excesso é prejudicial O selênio propriedade nutricional marcante do alimento é um item importante mas quando consumido exageradamente pode ser tóxico para o organismo e provocar náuseas furúnculos e quedas de cabelo.

Para adultos o indicado é consumir duas castanhas por dia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here