Benefícios da Graviola

0
80

 A graviola é uma deliciosa fruta cremosa com sabor azedinho. Originária de regiões tropicais ela pode servir para o preparo de sucos sorvetes bolo mousse e outras opções criativas. A fruta também concentra propriedades nutricionais que fazem muito bem a saúde e por essa razão seu consumo poderá ser incluído na rotina alimentar se você tem a intenção de ficar com o corpo e a pele bonitos perder peso e preservar a saúde contra vários tipos de doenças.

Com cerca de 62 calorias por 100 gramas a graviola concentra quantidade adequada de carboidratos fibras proteínas minerais e vitaminas além de magnésio ferro fosfato cálcio fósforo cobre potássio zinco Vitamina C B1 B2 B3 e B6. Por essa completude em termos de nutrientes a fruta é indicada para crianças adolescentes adultos e idosos como um dos muitos alimentos considerados “amigos do corpo”. É claro você não irá poder exagerar no consumo afinal qualquer alimento consumido em demasia poderá ser prejudicial mas coma graviola que você não irá se arrepender. Verifique alguns benefícios da fruta para a sua saúde.

Bom para a pele – A graviola é um excelente alimento para a pele e suas propriedades naturais a tornam bonita a fazendo servir como tratamento para alguns tipos de doenças. Em razão da quantidade de Vitamina C o alimento elimina as toxinas do seu organismo que poderão prejudicar sua pele e provocar o aparecimento de furúnculos e algumas avarias inflamatórias. Além disso a fruta possui antioxidantes que são eficazes contra a ação de radicais livres e assim é útil para retardar o envelhecimento precoce e deixar sua pele sempre brilhante e com a elasticidade garantida.

Proteção contra as câimbras – Sabe aquelas câimbras que você tem ao acordar ou após o esforço em atividades físicas? Geralmente elasacontecem por desidratação exagero nos exercícios baixas temperaturas e até mesmo carência de sais minerais. A graviola contém nutrientes especiais que permitem a adequada contração muscular e assim impedem o surgimento de câimbras além de melhorar o seu desempenho em exercícios físicos como musculação corrida natação etc.

Antes de sair de cara para praticar atividades – esperando algum tempinho para a digestão claro – você poderá tomar um copo de suco de graviola. Estará seguramente prevenido.

Elimina líquidos – Com grande concentração de água e sais minerais a graviola é um alimento que ajuda na eliminação do líquido acumulado no organismo. A função diurética é importante para o emagrecimento.

Funciona como calmante – Um dos grandes comprometedores da saúde é o estresse cotidiano e suas conseqüências: irritabilidade problemas de sono crises hipertensivas etc. Tais problemas se não forem tratados poderão provocar sérias doenças no futuro e para evitá-los a graviola é um excelente alimento pois possui triptofano um aminoácido presente na raiz folha e semente a casca da fruta que funciona como um calmante natural. Esse aminoácido estimula a síntese de melatonina e serotonina neurotransmissores responsáveis pelo bom humor e a qualidade do sono.

Com a manutenção dos níveis de melatonina e serotonina você poderá ficar mais tranquilo dormir melhor e consequentemente estar mais protegido de quadros de depressão e ansiedade.

Mais benefícios

Eficiente no controle da gastrite e no alivio das dores provenientes do reumatismo a graviola combate o diabetes com a ação das fibras em impedir o acúmulo de açúcar no sangue.

Por ser fonte de cálcio e fósforo a fruta também é imprescindível para a manutenção da saúde óssea evitando a osteoporose e sendo excelente auxiliar nesse tratamento. Assim a fruta é recomendada para pessoas mais velhas.

A graviola também é indicada para pessoas com problemas de asma e gripes em razão de suas propriedades antiparasitárias. Nesse tipo de tratamento é feito com o chá da folha da fruta.

Deixe uma resposta