Benefícios da Ricota

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 Nutrientes e propriedades da ricota

Só de pensar no pãozinho com peito de peru e ricota já dá água na boca certo? Além de ser uma delícia este derivado do soro do leite concentra nutrientes importantes e faz muito bem à saúde portanto enriquecer o café da manhã ou o lanche da tarde com ricota é um hábito que você pode levar para a vida.

A maioria das pessoas acredita que ricota é um tipo de queijo mas não é bem assim. Na verdade ela é um subproduto do queijo obtida do soro do leite. Com sabor leve e irresistível o alimento concentra poucas gorduras e propriedades nutricionais que fazem bem ao seu corpo. É claro que não pode exagerar na ingestão mas comer uns pedacinhos de ricota com torrada no café da manhã é um maravilhoso jeito de começar o dia.

ricotaRica em minerais de importância incontestável como cálcio e fósforo e também com vitaminas aminoácidos proteínas e outros componentes a ricota é um desses alimentos que você irá adicionar no seu cardápio na dieta de perda de peso e que também é útil para auxiliar na manutenção da saúde óssea e no ganho de massa muscular. Pronto para usar a sua criatividade e preparar uma deliciosa refeição com ricota? Verifique alguns dos principais benefícios do alimento e elabore uma receita saudável.

Bom para os dentes – Nada substitui as escovações diárias e a utilização do fio dental mas alguns alimentos auxiliam na saúde dentária. A ricota é um deles em razão do cálcio contido entre os nutrientes.

Eficaz da saúde dos ossos – A cálcio da ricota também é um elemento essencial na construção óssea e por isso ajuda a prevenir a osteoporose um problema de saúde que provoca o enfraquecimento dos ossos nos idosos geralmente em mulheres que saíram da menopausa. A ricota é um dos alimentos que poderá auxiliar na prevenção e até no tratamento desses problemas portanto o consumo é indicado para pessoas adultas e idosos.

Atua na dieta para emagrecer – Perder peso não implica na restrição de alimentos mas na substituição dos hipercalóricos por outros saudáveis e na diminuição da quantidade do que se come. A ricota é um dos alimentos que por ter poucas gorduras poderá ser incluso na sua dieta.

Participa da construção muscular – Boa notícia para quem pratica malhação. A ricota concentra aminoácido de cadeia ramificada (BCAA) um ótimo construtor muscular. Com o reduzido percentual calórico o alimento poderá ajudar o atleta a obter a sonhada massa magra.

Não aumenta a pressão arterial – Embora não seja o alimento indicado no tratamento da hipertensão a ricota possui pouca quantidade de sódio são cerca de 42 mg por cada 50 gramas. O mineral é o mais nocivo para hipertensos e o excesso dele pode provocar sérios problemas cardiovasculares portanto a ingestão moderada de ricota não oferece riscos à saúde.

 

Mais benefícios

A ricota é um alimento que oferece múltiplas possibilidades culinárias. É possível elaborar incríveis receitas pois a harmonização é satisfatória com salgados e doces.

Não é só com pão torrada e junto a presuntos e goiabadas que a ricota pode ser degustada. Em bolos pastéis quibes wraps minitortinhas doces como substituto do leite condensado em pudins e até em especialíssimos molhos de peixe o saboroso derivado do soro do leite pode ser incluído.

Qualidade de vida e sabor

É errado pensar que só é possível perder peso ou garantir a boa saúde com alimentos insossos. Há temperos deliciosos e saudáveis com hortaliças e alguns queijos e é claro com a ricota.

Se você não tiver restrição à lactose pode incluir a ricota na sua alimentação sem medo. Evite o excesso mas saboreie esse incrível alimento que irá satisfazer o seu paladar sem agredir o seu organismo.

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