Benefícios da Rúcula

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A rúcula é um vegetal que deve fazer sempre parte do cardápio de pessoas de todas as idades. Extremamente nutritivo por ser rico em vários nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do organismo ele previne doenças e ainda trata de quadros recentes de maneira eficaz. Da família da couve-flor rabanete e couve a rúcula tem pouquíssimas calorias sendo portanto um auxiliar a quem deseja perder peso da maneira mais responsável possível.

Utilizada geralmente em saladas sanduíches ou em sucos especiais a rúcula tem um leve amargor que poderá desagradar algumas pessoas. Por essa razão é recomendado consumi-la junto a outros vegetais ou então refogar com alho cebola tomate ou outro ingrediente da sua predileção. É óbvio que algumas pessoas têm resistências às vegetais – principalmente crianças – mas é válido ser criativo e preparar receitas gostosas para quebrar esse mito de que a rúcula ou nenhum vegetal pode ser saboroso. Com apenas 5 calorias por cerca de 20 gramas fonte de ferro fibra dietética vitaminas K P A e C potássio e outros compostos importantes a rúcula é um desses alimentos que pode ser chamada de “remédio natural” portanto habituar-se ao consumo é mais do que uma escolha inteligente. Estes são alguns dos principais benefícios do vegetal para a saúde.

A Rúcula e seus beneficios

Reforço do sistema imunológico – A utilização da rúcula na dieta de rotina favorece o fortalecimento da defesa do organismo contra uma série de doenças em razão da presença da Vitamina C e do ataque contundente aos radicais livres que provocam problemas inflamatórios e até alguns tipos de Câncer.

Aumenta a resistência em exercícios físicos – Quem pratica exercícios físicos em especial a musculação para o objetivo de hipertrofia muscular poderá utilizar a rúcula durante o dia pois o vegetal contém nitrato propriedade eficaz na oxigenação dos músculos no treino. Com maior quantidade de nitrato no organismo aumentará a resistência durante as atividades e o ganho de massa muscular será potencializado.

Facilita a digestão – Graças à presença do sulforafano e do enxofre a rúcula é um alimento eficaz para o aparelho digestivo afinal estimula a produção da bile ( quando consumido entre 10 e 15 minutos antes das principais refeições). O alimento é indicado para quem sofre de acidez no estômago ou tem outros problemas estomacais.

Eficácia contra o Câncer – Concentrando antioxidantes que eliminam os radicais livres do corpo a rúcula previne alguns tipos de câncer: pulmão boca pele e colo do útero. O sulforafano e os fitoquímicos do vegetal são excelentes na eliminação de células cancerígenas potencializando a ação contra o desenvolvimento de câncer de próstata no pâncreas e no esôfago.

Benéfica para a saúde óssea – O vegetal concentra Vitamina K e Cálcio. Com a Vitamina K a rúcula torna-se um alimente importante para a garantia da saúde dos ossos – e o impedimento da osteoporose – afinal esta Vitamina garante a absorção do cálcio no organismo e ajuda a impedir a sua eliminação pela urina. Por esta razão a inclusão do alimento é indicada em pessoas mais velhas.

Ajuda a emagrecer – A rúcula está no grupo dos alimentos indicados para pessoas que desejam perder peso afinal tem pouquíssimas calorias e concentra nutrientes saudáveis que não podem faltar no prato de quem tem finalidades estéticas.

Mais benefícios

Com antioxidantes que atuam também na regulação da diabetes por causa da diminuição dos níveis de açúcar no sangue o vegetal também tem efeito afrodisíaco em do potencial energético que proporciona ao organismo.

A rúcula também é muito saudável para mulheres grávidas pois impede com ação do ácido fólico deformações no tubo neural dos bebês garantindo saúde à mulher e ao bebê durante todo o período da gestação.

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