Benefícios do Alho

0
60
O alho é um alimento extremamente benéfico para o ser humano. Rico em vitaminas sais minerais e aminoácidos os nutricionistas o consideram um “super alimento” com poder antioxidante. Muito apreciado na culinária mundial no Brasil o alho tem um papel fundamental no tempero da comida brasileira não podendo faltar nos refogados de feijão arroz molhos diversos e carnes em geral.

Parente das cebolas e dos alhos porós esse vegetal tem poder de reduzir o colesterol e a pressão arterial possui ação germicida e combate infecções. Seus antioxidante e flavonóides impedem o envelhecimento celular e diversos tipos de câncer. Acredita-se que grande parte de suas propriedades para a saúde deve-se à concentração de substâncias sulfurosas na sua composição.

O alho é rico em vitaminas A C E e do complexo B (B1 B2 e B6). E possui os seguintes minerais: ferro enxofre selênio silício iodo e crômio. Destes elementos destacamos o papel do selênio que ajuda a regular os hormônios da tireoide e apoiar o sistema imunológico para mantê-lo forte e resistente.

Alicina

Entre as substâncias mais importantes do alho está a Alicina uma molécula produzida pelo vegetal para se defender do ataque de invasores e pragas que atacam a planta. Com isso quando consumida pelo ser humano essa substância tem alto poder de combater doenças infecciosas como a tuberculose. Antes mesmo do uso dos antibióticos o alho já era usado como remédio de natureza antibactericida. Vale dizer que na molécula da Alicina são encontrados dois átomos de enxofre responsáveis pelo odor forte dos dentes de alho.

Mas quais são os benefícios do alho para a saúde e como devemos consumi-lo?

Primeiro em resumo listamos todos os benefícios do alho preferencialmente cru ou cozido para a saúde:

  1. Broncodilatador
  2. Imunoestimulante
  3. Vasodilatador
  4. Antiespamódico
  5. Antibacteriano
  6. Antifúngico
  7. Expectorante
  8. Diurético
  9. Emagrecedor

Todos esses benefícios do alho são utilizados para o tratamento de doenças como: Asma Enfisema Sinusite Faringite Gripes e Resfriados Diabetes Infecções do sistema urinário Cistite e Hipertensão Arterial.

Redução do colesterol ruim

Muito importante função do alho destacada pela medicina é o fato dele ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Para esse efeito o melhor é usar o alho cru. Ele pode ser adicionado na água tomado como chá ou colocado em temperos a base de azeite por exemplo.

Confira  o Alho e seus beneficiosUma das receitas naturais mais eficazes para diminuir o colesterol ruim é tomar água de alho em jejum pela manhã. Basta colocar um dente de alho amassado em 100 ml de água e deixar a mistura descansar durante a noite de sono. Quando levantar tomar essa água de uma vez só em jejum. Pode parecer ruim mas seus efeitos são benéficos para a saúde. Além de reduzir o colesterol essa água ajuda a limpar o intestino.

Outra forma de consumir o alho para redução do colesterol é bebendo seu chá quente ou morno. Misture um dente de alho picado ou amassado com 200 ml de alho. Coloque algumas gotas de limão e se quiser pode acrescentar mel e gengibre para melhorar o paladar. Pode ser consumido em jejum ou ao longo do dia.

Contra gripes e resfriados

O alho é famoso nas misturas naturais e xaropes antigripais. Pela concentração de vitamina C e substâncias antivirais e antibacterianas o alho misturado a outros vegetais e ingredientes como agrião mel gengibre e limão forma um composto poderoso e natural para vencer as gripes.

alho3Ele ajuda também o sistema imunológico a combater o vírus e assim faz com que o próprio organismo melhore as suas defesas. Essa forma de cura natural através do restabelecimento das forças do sistema imunológico é a mais indicada pois torna o corpo cada vez mais resistente e hábil para lidar com os ataques das doenças.

Portanto consumir alho diariamente seja no tempero dos alimentos ou em forma de remédios caseiros como a água e/ou o chá de alho é uma forma de manter a saúde em dia de forma natural e gastando pouco.

Compartilhar
Artigo anteriorDRENAGEM LINFATICA – MASSAGEM MODELADORA
Próximo artigoAumentar os Seios Naturalmente

Deixe uma resposta