Benefícios do Azeite

0
50
Os benefícios do azeite de oliva para a saúde

O azeite de oliva é um item imprescindível em vários pratos. De sabor único e apreciado em múltiplas culturas o item apresenta uma série de benefícios à saúde cardíaca e promove a longevidade com seus valiosos nutrientes. Os paulistas adoram colocar azeite na pizza se você adotar este hábito será muito bom para a sua saúde que tal tentar? É bom verificar porque não é uma má ideia fazer essa tentativa.

O azeite é obtido da azeitona um fruto da oliveira muito consumido como opção de tira gosto saudável. Há diferentes tipos de azeite com características específicas os mais conhecidos e identificados em prateleiras do mercado são: o virgem comum (acidez inferior a 33%) azeite virgem (acidez menor que 20%) e o mais saudável o azeite extra virgem (acidez menor que 08%). A grande vantagem de se consumir este último tipo de azeite é o fato de ser mais gostoso pelo grau de pureza e concentrar as melhores propriedades naturais.

Além de o uso ser benéfico para a saúde em uma série de aspectos o azeite pode ser fundamental para finalidades estéticas afinal também é utilizadona produção de cosméticos. Quer conhecer mais sobre essa maravilha alimentícia? Verifique quais são os principais benefícios do azeite para a saúde.

oil-1383602_640Eficaz na construção dos músculos – O uso do azeite poderá ser útil nos resultados de quem tem o objetivo de ganhar músculos pois as gorduras insaturadas do alimento são muito importantes nesse processo afinal colaboram com a recuperação do tecido muscular que sofre muitos desgastes depois de um treino intenso.

Além de garantir essa recuperação pós treino e minimizar as pequenas lesões que ocorrem depois da atividade o azeite é uma fonte de energia e por isso auxilia os atletas no melhor desempenho durante as atividades.

Minimiza riscos de depressão – Estudos recentes indicam que o azeite é um alimento com salutar importância para a saúde mental em razão de a sua gordura ser saudável.

Eficaz para a saúde do cérebro – Consumir o azeite regularmente – dentro da quantidade certa é claro – é bom para a saúde do cérebro pois as propriedades nutricionais diminuem o déficit de atenção e problemas de memorização que geralmente afetam pessoas mais velhas.

Uso indicado para proteção contra diabetes – Com uma série de vitaminas antioxidantes e demais nutrientes o azeite de oliva é um importantíssimo aliado alimentar na prevenção de diabetes. Esses cuidados para diminuir os riscos de contrair a doença também se dão com a prática de esportes e adoção de hábitos alimentares adequados de maneira geral como a redução de açucares e alimentos gordurosos por exemplo.

O azeite extra virgem é ótimo para reduzir o açúcar no sangue.

Bom para a pele – Os antioxidantes do azeite de oliva combatem os radicais livres e assim o alimento torna-se ideal para a prevenção do envelhecimento precoce e a proteção da pele contra uma série de danos.

O uso do azeite diretamente na pele também é correto e será uma alternativa bacana para você manter sua pele macia lisinha hidratada e jovial.

 

Mais benefícios

Contribuindo também para a melhora na saúde dos ossos o azeite é um alimento que deverá ser priorizado por mulheres na menopausa e pessoas de idade que tem mais predisposições às fragilidades ósseas e a doenças como a osteoporose.

O azeite também é um aliado incrível na dieta de perda de peso afinal é rico em gorduras saudáveis.

Que tal substituir aqueles óleos gordurosos manteigas ou outros ingredientes tão nocivos à saúde por um delicioso azeite de oliva? As prateleiras dos supermercados estão cheias de bons exemplares. Uma dica escolha algum com menor acidez possível e aproveite.

Deixe uma resposta