Benefícios do Brócolis

0
72
 O brócolis

Do italiano broccolo o brócolis é um vegetal da família Brassicaceae. Com flores folhas e pedúnculos comestíveis o brócolis ficou famoso na Europa durante o Império Romano e faz sucesso há muitos anos tanto na área da culinária quanto na área da medicina. Devido ao seu alto teor de cálcio cerca de 47 mg a cada 100 gramas o brócolis é um excelente formador e construtor de ossos e de dentes. Além disso pesquisas recentes indicaram que da mesma forma que ocorre com o repolho o brócolis é um ótimo aliado no combate a vários tipos de câncer.

Existem diferentes variedades de brócolis por exemplo o brócolis puro o brocollini o ramoso o brócolis-de-cabeça entre outros. As crianças costumam chamar o brócolis de arvorezinha devido a sua aparência. Como todo vegetal o brócolis só traz benefícios à saúde e seu consumo deve ser cada vez mais estimulado. Para se ter uma ideia apenas 100 gramas de flores de brócolis oferecem mais cálcio do que a mesma quantia de leite. É portanto um alimento de altíssimo valor nutricional além de ser uma delícia tanto cru cozido ou assado.

Um pouco de história

Acredita-se que a história do brócolis comece na região da Ásia Menor ou seja onde hoje se encontra a Turquia. O vegetal é um “parente” direto do repolho e chegou na Europa mais especificamente na Itália por volta do século VIII antes de Cristo.

Brócolis e sua saudeMuito provavelmente o brócolis serviu de alimento para diversos imperadores romanos já que se tem registros do vegetal em receitas do mais famoso e mais antigo chefe culinário do qual se tem notícias Apicius. Não demorou para o brócolis com seu sabor e textura incomparáveis chegar na América introduzido primeiramente nos EUA pelos italianos que ali foram morar.

No Brasil o brócolis é cultivado com facilidade pois ele gosta de chuva e de temperaturas quentes. Ele é cultivado principalmente no Sul e no Sudeste do nosso país e as variedades por aqui mais famosas são jundiaí e o ramoso.

 

Propriedades nutricionais

O brócolis assim como outros vegetais só traz benefícios à saúde. Para pessoas que não comem carne o brócolis é especialmente importante pois quando combinado com alimentos ricos em vitamina C ele é capaz de otimizar a absorção de ferro do organismo. O brócolis é também ele próprio muito rico em ferro assim como em cálcio e em vitamina A.

Estima-se que em meia xícara de brócolis cru possa-se encontrar cerca de 39 gramas de vitamina C ou seja mais da metade da quantidade recomendada todos os dias para uma mulher. Além disso a biodisponibilidade de cálcio no brócolis é extremamente alta ficando por volta de 613%. O leite por exemplo famosa fonte de cálcio tem uma biodisponibilidade de apenas 32.1% de cálcio. Por fim o brócolis é rico em potássio em zinco em proteínas e em fibras.

 

Propriedades medicinais

O brócolis possui uma substância específica chamada de sulforafano que se descobriu ser eficiente contra uma doença chamada de DPOC doença pulmonar obstrutiva crônica pois é capaz de estimular a produção de uma proteína que atua no combate à condição. Os sintomas da DPOC são similares aos da bronquite asma e enfisemas pulmonares. O sulforafano é também muito importante para o combate aos danos provocados pela diabetes nos vasos sanguíneos.

Outra propriedade medicinal do brócolis é de redução do risco de câncer de próstata. Assim como outros membros da família do crucíferos entre eles o repolho o agrião e a couve-flor o brócolis é importante no combate não só ao câncer de próstata como de outros cânceres em geral.

 

Benefícios do brócolis

Os benefícios do brócolis para a saúde são vários sendo ele um dos vegetais mais nutritivos que existe. Fonte de sulforafano conforme mencionamos o brócolis é fundamental no combate a diferentes tipos de cânceres. Rico em magnésio e em cálcio ele auxilia na regulação da pressão arterial e é um ótimo antioxidante. Além disso o brócolis atua como anti-inflamatório e é capaz de relaxar as artérias e os músculos do coração.

Rico em fibras o brócolis é ótimo para o bom funcionamento dos intestinos assim como auxilia no controle do colesterol e das doenças cardiovasculares. O brócolis é também rico em vitamina C e antioxidantes que previne o envelhecimento precoce e mantém o sistema imunológico fortalecido. Outro benefício quando do consumo de brócolis é a prevenção da osteoporose já que é fonte de cálcio. O brócolis é também importante durante a gestação devido ao alto teor de ácido fólico fundamental para a boa formação do feto.

Por fim vale a pena destacar que o brócolis faz o cérebro funcionar melhor pois é rico em potássio e que ele reduz a progesterona em homens além de ter natureza alcalina e de ajudar a neutralizar a acidez do nosso organismo.

Deixe uma resposta