Benefícios do Cacau

0
114
 

Vitaminas nutrientes e propriedades

A maioria das pessoas tem conhecimento que o cacau é matéria prima do chocolate. O fruto do cacaueiro apresenta uma gama de benefícios à saúde e deve ser consumido por pessoas de todas as idades afinal os nutrientes protegem o organismo e são eficazes no tratamento de algumas doenças.

Alguns por desconhecimento pensam que todo cacau é o chocolate mas não é verdade. O cacau é a principal presença no doce mais amado do Brasil no entanto enquanto a guloseima tem outros ingredientes além de significativa (e em alguns casos irresponsável) quantidade de açúcar o cacau é preenchido por propriedades nutricionais benéficas que entre vários fatores melhora a sensação de bem estar e o humor.

Com flavonóides polifenóis minerais importantes como cobre potássio cálcio magnésio ferro e uma série de Vitaminas o cacau é um elemento da natureza que em sua completude é aliado do nosso organismo. Se você quiser obter tais benefícios do fruto ao comer um chocolate deverá optar pelabarra de chocolate amargo ou meio amargo pois estes têm mais de 50% de cacau na composição. O chocolate branco não concentra cacau e o chocolate ao leite concentra mais açúcar leite e outros componentes gordurosos.

A opção de comprar o cacau em pó também é uma boa para a criação de receitas criativas. Tudo dependerá da sua capacidade inventiva na cozinha mas vale arriscar e insistir. Tudo em benefício à saúde. Verifique os principais efeitos do cacau na saúde humana.

Combate o envelhecimento precoce – O cacau em sua forma mais pura é útil para retardar o processo de envelhecimento e assim deixar a pele muito mais bonita e renovada. O efeito é evidenciado em razão dos flavonóides um componente que age contra os radicais livres. Além deste fator há incrível proteção contra a ação dos raios solares.

Diminui o colesterol ruim – Os nutrientes do cacau reduzem o colesterol ruim (LDL) do organismo minimizando os riscos de obstrução das artérias o que reforça a prevenção contra AVC e infarto no miocárdio.

Melhora humor – Certamente você conhece alguém que come uma barra de chocolate para ganhar ânimo e ter mais disposição para tarefas específicas. O cacau é o grande responsável pela liberação de endorfina que é eficaz para a síntese de serotonima um hormônio especial relacionado ao prazer e bem estar.

Se você comer esporadicamente uma barra de chocolate amargo ou meio amargo terá menos probabilidade de desenvolver problemas de depressão e mais vigor e disposição para a realização de atividades diversas.

Ajuda a emagrecer – Não é com o chocolate branco nem com o ao leite que você irá perder peso. Mas o amargo e o meio amargo poderão ser inclusos na sua dieta afinal eles melhoram o humor e promovem a sensação de saciedade o que é muito bom para reduzir aqueles picos de fome.

Bom para a memória – Os flavonóides do cacau melhoram as funções cerebrais sendo úteis para a memória assim o alimento é importante para quem realiza atividades onde a concentração e o raciocínio são imprescindíveis.

Mais benefícios

O cacau é benéfico para o controle da pressão arterial pois reforça melhor o fluxo sanguíneo nas artérias contribuindo também nesse ponto para evitar doenças cardiovasculares.

Promovendo o controle da ansiedade o cacau protege o intestino evitando algumas doenças e até mesmo o câncer.

 

Cuidados

O cacau em pó contém cafeína em sua composição e por essa razão o consumo deve ser evitado por pessoas com problemas de insônia pois o consumo noturno pode causar excitação irritabilidade e até aumentar a ansiedade.

A cafeína também poderá irritar pessoas com problemas gastrointestinais. Nestas ocorrências é importante consultar o médico antes do consumo.

Deixe uma resposta