Benefícios do Espinafre

0
67
O espinafre pode não proporcionar músculos em tempo recorde como no famoso desenho do marinheiro Popeye mas o vegetal de valiosas propriedades nutricionais contribui com o fortalecimento muscular e por diversas outras razões não deve ser menosprezado. Ele é rico em sais minerais – ferro cálcio e fósforo – e generosas concentrações de Vitamina A Vitamina K e Vitaminas do Complexo B.

Incluir o espinafre no cardápio do dia a dia é uma excelente ideia para quem quer cuidar da saúde afinal o alimento previne doenças sérias e é eficaz no tratamento de diversos males além de contribuir com o emagrecimento. Útil para todas as idades o grande conselho é incluir o vegetal na alimentação logo na infância. Sabe-se que é difícil convencer os pequenos a comer folhas afinal elas são consideradas insossas. É nessa hora que conta a criatividade. Busque receitas interessantes e faça do espinafre um item presente. Para você ter a ideia do quanto o espinafre é importante conheça os principais benefícios do alimento preferido do Popeye.

Bom para o coração – Comer espinafre de maneira regular é bom para o coração pois o vegetal não possui colesterol tem pouquíssima gordura e ainda concentra quantidade satisfatória de magnésio potássio antioxidantes e ácido fólico. A mescla destes nutrientes fortalece o coração veias e artérias algo necessário na prevenção de males que podem ser fatais como o infarto e o Acidente Vascular Cerebral.

Benéfico para os olhos – O vegetal também é útil para os olhos pois possui caratenóides denominados zeaxantina e luteína que previnem doenças como: catarata fotofobia e degenerações que ocorrem geralmente em pessoas mais velhas. Incluir o espinafre na refeição de pessoas de idade é portanto uma alternativa saudável de impedir o surgimento destas doenças e para garantir a boa visão por longo período.

espinafre e seus beneficiosFortalece o sistema de defesas do organismo – Com a combinação de nutrientes importantes que são bons para o coração e também atacam os radicais livres que provocam vários tipos de doenças inclusive o câncer o espinafre é um alimento que reforça o sistema imunológico do organismo ou seja se você incluí-lo no seu cardápio estará menos sujeito a desenvolver doenças infecciosas.

Contribuição para a construção muscular – Se você pratica musculação e tem o objetivo de ganhar massa muscular o espinafre poderá ser um eficiente aliado pois o vegetal contém ácido nítrico propriedade cuja função é favorece a entrada de nutrientes e oxigênio nos músculos por intermédio da dilatação dos vasos sanguíneos.

O ácido nítrico é um nutriente produzido pelo corpo humano contudo ele existe em alta quantidade no espinafre e o consumo do vegetal favorece o ganho de massa muscular.

Portanto antes da atividade física é recomendado consumir um copo do suco de espinafre. Além de obter mais sucesso no ganho de músculos você irá ter força e energia na execução das séries.

Melhora o funcionamento do aparelho digestivo – Em razão da presença de fibras o vegetal é ótimo para a digestão. O espinafre limpa o intestino despejando aquelas toxinas e dejetos que fazem mal à saúde. Além disso ele é útil para evitar a prisão de ventre úlceras colite e outros problemas no intestino.

Mais benefícios

O espinafre é eficaz na desintoxicação do fígado – o órgão é comprometido com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas alimentos gordurosos e com excesso de química – por causa da concentração de glutationa.

Fonte de ferro o vegetal também é indicado no tratamento e prevenção contra a anemia sendo também recomendado para quem pratica atividades físicas e precisa sempre estar apto aos exercícios.

O vegetal é por fim recomendado para a manutenção da saúde óssea dos dentes e cabelos pois é fonte de vitamina K.

Deixe uma resposta