Benefícios do Gergelim

0
95
O gergelim é uma semente de múltiplos benefícios nutricionais. Utilizada por brasileiros e pessoas de todo o mundo é indicada por nutricionistas para a prevenção de doenças no futuro e o tratamento de alguns problemas de saúde do dia a dia. Cultivada há mais de três mil anos e com a gama de propriedades nutricionais reconhecida por muitas civilizações a semente de gergelim é geralmente encontrada no pão embora esteja em pouca quantidade servindo mais como decoração natural.

A semente é utilizada na forma integral na salada em biscoitos bolos óleo e em uma deliciosa manteiga bastante identificada na culinária oriental denominada Tahine usada como tempero especial da tapioca pães torradinhas ou qualquer outro alimento da sua predileção. Só não escolha opções hipercalóricas e pouco nutritivas é claro.

beneficios-do-gergelimCom Magnésio Ferro Cálcio Manganês Cobre Tiamina Fibra Triptofano Vitamina b6 e outros nutrientes indispensáveis ao cuidado com o corpo o gergelim é um alimento que deve se incluído na rotina alimentar de crianças adultos e idosos. E se a principal forma de garantir o cuidado com a saúde é por intermédio da alimentação saudável as sementes de gergelim são uma opção saudável e deliciosa. Estes são os principais benefícios do alimento para a sua saúde.

Bom para a saúde da pele – O gergelim conta com antioxidantes capazes de retardar o envelhecimento precoce cutâneo prevenir o aparecimento de rugas e manchas e proteger contra o efeito nocivo dos raios solares. O zinco presente nas sementes também atua na produção de colágeno proteína responsável pela reparação dos tecidos e na garantia de elasticidade da pele. Conclusão: você habituada a consumir as sementes de gergelim terá a pele mais jovem brilhante e bonita.

Reduz do colesterol ruim (LDL) – Se você tem o colesterol alto o gergelim está no grupo de alimentos que deverá comer afinal ele contém nutrientes que reduzem o LDL. Os fitoesteróis da semente impedem a passagem do colesterol para o sangue.

Ingerir o alimento habitualmente é uma eficiente maneira de prevenir inúmeras doenças que poderão ser fatais.

Eficiente para a perda de peso – As sementes de gergelim são indicadas para quem deseja emagrecer. Rico em fibras o alimento demora mais tempo ser digerido pelo organismo e dessa forma quem o consome sentirá menos fome durante o dia. Portanto sua ingestão irá diminuir a fome compulsiva tão nociva a quem deseja entrar em forma.

O cálcio presente nas sementes também favorece a quebra de gordura evitando o acúmulo no organismo.

Proporciona calma – O alimento tem eficácia comprovada para quem é agitado e sofre de ansiedade pois o cálcio e magnésio atenuam os sintomas. O triptofano e a tiamina do gergelim estimulam a produção de serotonina o hormônio associado ao bem estar e humor. O gergelim é um excelente alimento para ajudar a diminuir aquela irritabilidade em dias atribulados e melhorar a qualidade do sono.

Eficientes contra a anemia – Geralmente quem sofre anemia fica indisposto fraco e em algumas situações com tontura e enjoos. Muitas crianças têm o rendimento escolar comprometido pois estão anêmicas e nesses casos é indicado consumir alimentos com ferro. O gergelim contém ferro e poderá ser utilizado no tratamento da anemia.

Mantém os dentes saudáveis – O óleo extraído das sementes de gergelim é excelente para os dentes pois evita a formação de placas bacterianas.

Mais benefícios

Rico em propriedades anti-inflamatórias capazes de tratar dores nos ossos articulações o gergelim também reduz a pressão arterial fator que previne o infarto e o AVC.

O alimento também é indicado na prevenção da esclerose múltipla da asma e é excelente para o desenvolvimento dos músculos.

As sementes de gergelim estão no grupo dos produtos considerados “remédios naturais”. Úteis para o corpo e para a mente elas ainda poderão ser utilizada em receitas deliciosas com outros alimentos. Que tal colocar a criatividade em prática e preparar algo saboroso?

Deixe uma resposta