Benefícios do Ginseng

0
83
O ginseng é uma raiz oriental cujas composições nutricionais estão presentes em muitas bebidas energéticas disponibilizadas no mercado e consumidas por atletas e praticantes de esportes em geral. Conhecida por ter efeitos milagrosos a raiz diminui o estresse reduz a pressão arterial é excelente no tratamento de gripes além de uma série de outros benefícios que serão explicados aqui.

Utilizado geralmente como cápsulas ou em pó a raiz do ginseng também pode ser consumida crua. Em alguns casos específicos a ingestão poderá ser recomendada pelo médico e o consumo ser feito com maior regulação. Seus principais nutrientes são: Vitamina B1 B2 B3 B12 Ferro Magnésio Cobalto Cobre Manganês além do eficiente antiinflamatório saponinas.

É importante pontuar que o ginseng não é uma fruta ou legume e portanto não poderá ser usado por qualquer pessoa ou em demasia afinal ele também pode provocar efeitos nocivos ao organismo. É indispensável consultar o médico de maneira regular afinal somente por intermédio de exames e prescrições certas é possível saber a quantidade certa para o consumo. Verifique quais são os principais resultados positivos do ginseng para a saúde e em quais ocasiões ele não pode ser utilizado.

Eficaz contra inflamações – O ginseng é um poderoso antiinflamatório graças ao efeito das saponinas propriedade que combate as citoninas no organismo e evitar problemas de saúde como o diabetes por exemplo.

Fornecimento de energia – O gasto calórico dos praticantes de atividades físicas é muito grande. Os produtos a base de ginseng são excelente para quem faz musculação natação corridas ou qualquer outro esporte pois além do estimulo energético ele ainda ajuda a reduzir a fadiga muscular.

Melhora a concentração e previne doenças no cérebro – As substâncias do ginseng permitem que maior quantidade sangue chegue ao cérebro com a dilatação dos vasos sanguíneos. Consequentemente você terá maior concentração para as atividades cotidianas. Os compostos do ginseng também previnem a degeneração cerebral o Alzheimer e o Parkinson.

Eficaz no tratamento de pacientes com câncer – Estudos indicam que o uso do ginseng é importante durante o tratamento de alguns tipos de câncer pois ele pode reduzir a fadiga.

Outros benefícios

  • Bom para tratar a disfunção erétil
  • Melhora a memória
  • Efeito diurético

Contra indicações

Em razão da gama de benefícios o ginseng é utilizado por muitas pessoas que desejam melhorar a saúde e especialmente ter mais força e energia para enfrentar o dia e conquistar o corpo dos sonhos na academia. Mas o produto não deve usado por todos: Em crianças gestantes hemofílicos e lactantes a utilização não é recomendada.

Da mesma forma usuários de anticoagulantes e antidepressivos não poderão consumir o ginseng. Se por ventura você interromper o uso destes medicamentos poderá consultar o médico para que o consumo do ginseng seja permitido.

Efeitos colaterais do ginseng

Como tantos outros produtos naturais e medicamentos o ginseng também pode apresentar efeitos colaterais em algumas pessoas. Eis os principais efeitos adversos:

  • Aumento da pressão arterial
  • Enjoou
  • Insônia e hiperatividade
  • Dor de cabeça

A superdosagem do ginseng poderá evidenciar efeitos nocivos momentâneos e até problemas sérios de saúde. Descarte a ideia de “quanto mais melhor” pois a dose certa será ministrada de acordo com as suas características.

As principais conseqüências do uso exagerado do ginseng são: tontura visão turva inquietude e até mesmo casos de convulsões e delírio.

Comprar e tomar o ginseng

O ginseng pode ser comprado em farmácias ou lojas de produtos naturais. A recomendação de uso para o produto disponibilizado em comprimido é : duas cápsulas por dia principalmente na manhã.

A raiz poderá ser fervida e consumida como chá entre uma e duas vezes por dia.

Deixe uma resposta