Benefícios do Grapefruit

Benefícios do Grapefruit

0
48
 Rica em vitamina C a Grapefruit também chamada de Toranja é uma fruta que traz muitos benefícios para a saúde. No entanto ela também tem algumas restrições importantes de consumo sobretudo relacionadas a sua interação com tratamentos medicamentosos.

A Grapefruit é uma invenção humana. A fruta nasceu no século 18 nos Estados Unidos da mistura entre um pomelo e uma laranja. Como esse híbrido cresceu e se espalhou de forma semelhante às parreiras de uvas foi batizado de Grapefruit já que Grape em Inglês significa uva.

A fruta tem uma coloração variada podendo ser branca amarelada chegando ao rosa avermelhado. Seu sabor pode ser bem acido e amargo mas algumas espécies são mais adocicadas. Seu amargor vem da alta concentração de vitamina C. Para se ter ideia: comendo metade de uma Toranja por dia a pessoa consegue obter 64% das necessidades diárias de vitamina C. Além disso essa mesma metade fornecerá 28% de vitamina A 2% de cálcio 2% de magnésio 85 gramas de açúcar 2 gramas de fibra uma grama de proteína e apenas 52 calorias.

Além disso a Grapefruit também contém pequenas doses de vitamina E tiamina riboflavina niacina ácido fólico ácido pantatênico potássio fósforo manganês zinco e cobre. Alguns estudos mostram também que as Grapefruits de cor rosa ou vermelha possuem quantidades maiores de compostos bioativos e antioxidantes do que as brancas ou amarelas.

grapefruitCombate a prisão de ventre e ajuda a emagrecer

Assim como consumo de outras frutas cítricas como laranja e tangerina a ingestão de Grapefruit ajuda a regular o funcionamento intestinal. Pela sua grande concentração de água (91% da fruta é feita de água) e de fibras a Toranja ajuda as pessoas a se livrarem dos incômodos da prisão de ventre. Evacuar diariamente é fundamental para manter o corpo livre de toxinas que prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Aliada à grande concentração de vitamina C essa característica também ajuda na manutenção de uma pele bonita e saudável. Água fibras e vitamina C favorecem muito a saúde e vitalidade da pele. A formação de colágeno por exemplo depende diretamente da ingestão de vitamina C. E de forma natural então melhor ainda. Vale ressaltar que quanto mais natural for o consumo das vitaminas evitando a ingestão de cápsulas mais benefícios são levados à saúde.

Algumas pessoas também afirmam que as dietas para perda de peso que incorporam o suco de Grapefruit são eficazes. Pelo fato de gerar saciedade e ter baixa caloria a Grapefruit torna-se aliada na redução dos quilos extras. De qualquer forma não existe dieta milagrosa e a ingestão da fruta apenas colabora com o emagrecimento. A redução de peso depende de um esforço geral de redução de calorias exercícios físicos e melhora no funcionamento do metabolismo através da ingestão de alimentos mais saudáveis e nutritivos em detrimento de gorduras sódio e açúcares.

Risco do consumo da Grapefruit

Sua grande capacidade de ligação enzimática faz com que o consumo de Grapefruit associado a certos medicamentos potencialize o efeito químico das substâncias da fórmula. Existem relatos de pessoas que ingeriram grandes doses de suco de Grapefruit muito popular nos Estados Unidos com remédios para combater a hipertensão como por exemplo o Verapamil. O consumo conjunto do suco e do remédio fez com que as substâncias tivesses cinco vezes mais efeito do que o normal. Com isso foi relatado o caso de uma paciente que quase morreu por conta desse efeito colateral chegando ao hospital com a frequência cardíaca quase parada e a pressão arterial muito baixa.

Há informações de que o pesquisador canadense David Bailey responsável pela descrição dessa interação medicamentosa publicou uma lista de medicamentos que reagem ao suco de Grapefruit. Segundo Bailey existem atualmente 85 medicamentos à venda que geram esse tipo de interação os quais incluem: remédios usados para tratar o colesterol alto medicamentos anticancerígenos medicamentos psiquiátricos certos imunossupressores (tomados por pacientes que realizaram transplantes de órgãos) drogas para HIV Aids algumas pílulas anticoncepcionais e tratamentos a base do hormônio estrogênio.

Portanto é fundamental que as pessoas adeptas do suco de Grapefruit fiquem atentas ao seu consumo. É preciso consultar um médico para informar-se sobre as substâncias que estão sendo ingeridas nos tratamentos e os riscos delas serem potencializadas pela ação química da Toranja. O risco de reação adversa com o suco se amplia porque logicamente o consumo se torna bem maior. A ingestão de uma fruta somente dificilmente trará algum efeito colateral.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY