Benefícios do Inhame

0
52
 O inhame é um tubérculo tipicamente brasileiro também conhecido por cará. Muito famoso na culinária do Norte e Nordeste ele é consumido em todas as refeições inclusive no café da manhã no qual é apreciado com manteiga mel ou melado e um bom café preto para acompanhar.

Os benefícios do inhame para a saúde são incontáveis! Vamos ver alguns dos principais? Segue a lista de coisas boas que o inhame traz para a nossa saúde:

1 – Rico em minerais e vitaminas tais como o cálcio ferro fósforo manganês potássio vitaminas do Complexo B e vitamina C. Cerca de 100 gramas de inhame fornece 30% das necessidades de vitamina C que o organismo precisa.

2 – Rico em energia. É uma excelente fonte de amido.

3 – Limpeza do sangue e do organismo como um todo. Um dos melhores depuradores do organismo capaz de varrer as impurezas de órgãos como rins e intestino.

4 – Fortalecimento do sistema imunológico. O inhame é capaz de fortificar os gânglios linfáticos responsáveis pela formação da defesa no sistema imunológico.

5 – Prevenção de doenças como a malária dengue e febre amarela.

6 – É um excelente alimento para a saúde da mulher. Como ele possui fitoestrógenos e hormônios vegetais ele melhora a fertilidade feminina além de ajudar também a melhorar os efeitos colaterais da menopausa. Há estudos que mostram também que o inhame contribui para diminuição da TPM tanto melhorando o humor da mulher quanto aliviando as cólicas menstruais. O inhame também estimula a libido feminina.

7 – O inhame é um poderoso remédio anti-inflamatório natural. Com isso ele ajuda o organismo na eliminação de toxinas e líquidos. Por isso muita gente diz que o inhame emagrece. Na realidade ele ajuda na eliminação das toxinas e por consequência auxilia nas dietas de redução de peso também. Além disso o vegetal é rico em fibras colaborando com o bom funcionamento do intestino.

8 – Poderoso agente anti-cancerígeno por ser rico em vitamina C e antioxidantes naturais. O inhame combate o desgaste celular chamado também de estresse oxidativo que leva a quadros de câncer principalmente de pulmão cólon esôfago e estômago.

9 – O inhame também colabora com a saúde do cérebro e do sistema nervoso por ser rico em potássio. Com isso ele ajuda na regulação da atividade muscular e nervosa.

10 – O tubérculo também é um redutor de açúcar no sangue já que os seus carboidratos complexos são liberados e absorvidos pelo sangue gradualmente. Dessa forma ele contribui para manter os níveis de açúcar sob controle inclusive ajudando a trazê-lo para baixo.

11 – Por ser rico em vitamina B6 o inhame é um protetor natural do coração. Pesquisas revelam que a ingestão adequada de vitamina B6 reduz sensivelmente o risco de doença cardíaca.

Emplastro de inhame

Inhame e seus beneficiosO inhame é usado na medicina popular e naturalista como um remédio. Algumas pessoas produzem emplastro de inhame para tratar de diversas doenças e com eficácia comprovada. A papa do inhame é capaz de retirar furúnculos quistos sebáceos verrugas espinhas farpas ou cacos de vidro da pele unhas encravadas e outros problemas na pele.

O tubérculo também diminui a inflamação de cicatrizes e retira o sangue pisado de contusões. Ainda existem relatos que o inhame pode ser usado para o alívio de queimaduras e da dor após fraturas. Como é um poderoso anti-inflamatório age em processos de hemorroidas apendicites artrites reumatismo neurite e sinusite.

Inhame na dieta alimentar

Todos que desejam ter uma ótima saúde devem incluir o inhame nas refeições. Ele é um alimento incrível que realmente não tem nenhuma contra-indicação e traz benefícios gigantes ao organismo. Extremamente versátil pode ser consumido de diversas formas. Ele pode substituir inclusive a batata e a mandioca em alguns pratos. A sopa de inhame batido é deliciosa e é uma grande pedida para as noites frias. Basta cozinhar o inhame com sal bater no liquidificador e acrescentar salsa e cebolinha para arrematar. Algumas gotas de azeite e/ou molho inglês dão o toque final.

Deixe uma resposta