Benefícios do Jiló para saúde

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 Sabe aqueles alimentos que fazem tão bem para a saúde que chegam a ser chamados de “santo remédio”? Pois é o jiló se enquadra nessa classificação! Por suas propriedades altamente benéficas para a saúde o alimento deve ser incluído na dieta de toda pessoa que deseja perder peso e manter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais.

Um jiló possui em média 8 calorias e 90% de sua composição é água. Rico em fibras o jiló também é um excelente fornecedor de vitaminas A C e do Complexo B para o organismo além de possui minerais como ferro cálcio e magnésio. Todos esses benefícios à saúde podem ser adquiridos comendo jiló de uma a duas vezes por semana. E não precisa ser em grandes quantidades. Cerca de duas colheres de sopa de jiló (se estiver picado ou triturado)
na refeição já são suficientes para fornecer benesses ao organismo.

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Os nutricionistas apontam sete principais benefícios do jiló para a saúde:

    1. Anticancerígeno e auxiliar do bom funcionamento intestinal: Seu alto teor de fibras aliada à baixa quantidade de gorduras auxilia na prevenção de sérios problemas de saúde como o câncer colorretal e a prisão de ventre. A constipação muitas vezes causa desconforto e leva a quadros de saúde mais sérios devido a retenção frequente de toxinas no organismo.
    2. Auxilia na perda de peso: Como o jiló é rico em água e fibras ele tem grande poder de saciedade mas com baixo teor calórico. Cerca de 100 gramas de jiló possuem apenas 40 calorias. E é um alimento que fornece vitaminas e minerais. Portanto para pessoas que estão fazendo dieta de emagrecimento o jiló é um santo alimento e deve ser incluído no cardápio.
    3. Ajuda no combate o mau hálito: O jiló estimula a salivação e promove uma ação bactericida o que traz uma limpeza e purificação à boca e ajuda a melhorar o hálito.
  1. Fornece muitos benefícios ao coração: O jiló também traz muitos benefícios à saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 conhecida também como Tiamina um nutriente essencial para o bom funcionamento do coração. Além disso o jiló é rico em potássio que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.
  2. Traz benefícios às artérias: Por ser uma grande fonte de flavonóides substâncias antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos o jiló impede o acúmulo das placas de gordura nas artérias. Portanto podemos dizer que o jiló combate o mau colesterol que se acumula nas artérias e impede a boa circulação do sangue podendo levar a problemas cardíacos sérios. Esse acúmulo também pode resultar no desenvolvimento da aterosclerose uma doença que tem como sintomas a dor no peito ou nas pernas falta de ar fadiga e sensação de fraqueza e que pode necessitar de um procedimento cirúrgico para ser tratada.
  3. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue: O jiló favorece o controle da absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo teor de carboidratos. Isso evita elevações e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue o que é muito danoso e perigoso ao corpo humano em especial para diabéticos.
  4. Grande aliado no combate à anemia: Para quem sofre com a anemia ferropriva isto é a anemia decorrente da deficiência de ferro no organismo pode se beneficiar com o jiló rico nesse mineral. A anemia é um problema que pode se tornar sério já que ela causa uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos que atuam no transporte de oxigênio no organismo.

Para quem deseja incluir o jiló na dieta alimentar fica uma dica: corte o jiló em quatro partes e deixe de molho na água com sal por cerca de 15 minutos. Depois escorra e faça um refogado com óleo azeite ou manteiga. Pode adicionar alho e cebola assim como outros temperos de sua preferência. Esse molho prévio vai ajudar a reduzir o sabor amargo.

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