Benefícios do Mamão para a saúde

0
43
Uma das frutas mais consumidas e amadas no Brasil o mamão é incrivelmente saudável e benéfico para a saúde. E ainda tem diversas propriedades que ajudam na manutenção da beleza. Sua função mais conhecida é na regulação intestinal sobretudo nas pessoas com dificuldade de evacuação. Por ser laxativa a fruta é consumida diariamente por quem precisa de uma “ajudinha” extra para fazer o intestino funcionar.

Fonte de vitaminas

Mas suas propriedades benéficas para a saúde vão muito além de seu poder laxativo devido ao alto teor de fibras. O mamão é rico em vitaminas A C e do complexo B além de conter minerais como cálcio fósforo e ferro. A fruta possui ainda uma importante enzima chamada papaína que auxilia na digestão dos alimentos e na correta absorção dos nutrientes pelo organismo.

mamao-pele-11475132-1874

Anti-cancerígeno

Para se ter ideia do quanto o mamão possui de vitamina C basta dizer que a fruta supera os famosos cítricos limão e laranja na quantidade dessa vitamina. Com isso a fruta tem alto poder antioxidante auxiliando na cicatrização e evitando doenças como o câncer. Por isso é correto dizer que o mamão é anti-cancerígeno.

O fortalecimento do sistema imunológico também é impulsionado com o consumo da fruta diminuindo assim o risco de doenças de forma geral. Vale lembrar que o mamão é rico em vitaminas do complexo B (B1 B2 e B5) que reforçam exatamente o sistema imunológico.

Papaia ou Formosa?

E não importa qual qualidade de mamão. Tanto faz ser o Formosa ou o Papaia. O segundo normalmente tem maior teor de açúcar por isso engorda mais e também sofre mais com a inserção de agrotóxicos. Mas em termos nutricionais as duas espécies são equivalentes segundo especialistas.

Amigo da visão e da beleza

E seus benefícios vão além! O mamão também é fonte de substâncias vitamínicas que previnem muitas doenças. São elas: o betacaroteno a zeaxantina e a luteína. Essas três substâncias são importantes para evitar a progressão de doenças relacionadas à visão entre elas a catarata e outras distrofias da retina. Essas vitaminas também contribuem para a beleza da pele e dos cabelos inclusive ajudando a conter a queda de fios.

mamao-beneficios

Depurativo e ativador energético

O mamão é um poderoso tônico que combate à fadiga e o cansaço pois possui fósforo que aumenta a resistência do corpo humano. Como a fruta contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo é diurético emoliente laxante e refrescante é considerado também um excelente depurativo do sangue. Pode ser introduzido em dietas voltadas para a desintoxicação do organismo.

Semente de mamão faz bem?

Segundo especialistas em remédios naturais a semente do mamão é um excelente agente vermífugo. E pode ser consumida de preferência triturada junto com a própria fruta ou com outros alimentos. Seu sabor é forte e para algumas pessoas chega a ser muito desagradável. Mas recomenda-se o consumo das sementes de mamão de vez em quando para combater esses hóspedes intrusos no nosso organismo.

Quantidade diária

Não é preciso exagerar no consumo do mamão. Inclusive pessoas que possuem o intestino mais solto devem comê-lo com moderação. Uma fatia por dia de preferência no café da manhã já é suficiente. Se for mamão papaia essa quantia corresponde à metade da fruta. Adicionando granola mel ou cereais como gérmen de trigo e aveia a pessoa aumenta ainda mais os valores nutritivos da fruta e ganha muito em sabor na refeição matinal.

Muita gente também gosta de comer mamão batido em vitaminas ou sucos. Essa também é uma ótima maneira de se beneficiar do seu sabor e do seu valor nutritivo. Misturado com laranja banana cenoura e beterraba o mamão compõe uma das receitas de saúde mais potentes que podem ser oferecidas dentro de um copo!

Deixe uma resposta