Benefícios do Noni

0
104
Vejas os Benefícios da Noni
Originária do Sudeste asiático essa fruta exótica chamada Noni (Morinda citrofolia Linn) vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil pelas suas propriedades benéficas à saúde. Inclusive a fruta ganhou fama por ser uma aliada nas dietas de emagrecimento.

Seu plantio vem sendo incentivado no Brasil pelo fato da árvore de Noni por ser de clima tropical ter se adaptado bem ao solo brasileiro. Ela produz frutos o ano todo e estima-se que nos próximos anos o Noni venha a se popularizar mais e a alcançar preços mais acessíveis no supermercado. Por ainda ser exótica a fruta é cara e pode chegar a preços bem altos em algumas regiões do país.

Alerta de toxidade

No Sudeste Asiático em países como Tailândia e Vietnã o Noni é utilizado na medicina popular para o tratamento de diversas enfermidades. Porém no Brasil esse uso é polêmico devido à falta de estudos conclusivos sobre a fruta e seus derivados. Por outro lado houve um alerta em relação à toxidade dos sucos e preparações com Noni. Dessa forma a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de qualquer alimento contendo a fruta como um dos ingredientes.

Relatos oficiais da Anvisa em relação ao Noni enfatizam em publicações médicas e científicas: “No Brasil por insuficiência de estudos comprobatórios dos benefícios do Noni e a possibilidade de provocar hepatite aguda a Anvisa proibiu o uso e comercialização para fins medicinais”. Vale lembrar que em 2005 duas publicações científicas descreveram incidentes de hepatite aguda “reportadas como causadas por uma preparação a base da fruta asiática. Consequentemente a EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) começou uma avaliação dos produtos derivados do Noni.

Alta concentração de vitamina C

É comprovado que a fruta é uma fonte excepcional de vitamina C. Calcula-se que 100 gramas de Noni possua 270% da quantidade recomendada de vitamina C em um dia. É um índice alto e considerado muito favorável para trazer fortalecimento para o sistema imunológico além de agir como um antioxidante natural e prevenir doenças. O Noni atua no combate aos radicais livres e ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

Combinado com suco de uva o Noni auxilia nas dietas de emagrecimento. Muitas pessoas estão unindo as duas frutas para potencializar os efeitos de ambas no organismo. Não existe uma quantidade de Noni recomendada para promover os seus benefícios assim como também não existe contraindicação da sua ingestão in natura. Apenas o seu sabor é considerado bem forte e nem todas as pessoas gostam de consumir a fruta sozinha e preferem misturá-la com outras como maracujá uva goiaba e limão.

 

Popularidade do Noni

Embora haja toda a polêmica em relação à possível toxidade o Noni é muito usado em vários países. Na Indochina por exemplo o fruto aplica-se no tratamento da asma e dor de barriga. Já no Havaí onde é bastante popular a fruta madura é aplicada em furúnculos para extrair o pus e curar a infecção local. Hea relatos de que o extrato da fruta também pode regular a menstruação ou dificuldades urinárias. Já nos Estados Unidos e no Canadá o Noni é anunciado como produto dietético.

A melhor solução é consumir o Noni em porções moderadas e de forma fresca. Fazer sucos com a fruta é uma forma de incluí-la na alimentação. Fazendo o uso do Noni durante alguns meses será possível sentir os seus efeitos benéficos para a saúde como melhora da disposição física e a inibição de doenças oportunistas como resfriados e viroses que aparecem normalmente quando estamos com a imunidade mais baixa. Algumas pessoas relatam que o Noni promove a saciedade e dessa forma colabora com o emagrecimento. Vale à pena experimentar.

Deixe uma resposta