Benefícios do Palmito para saúde

0
94
Muito usado em dietas alimentares para redução de peso o palmito é um alimento saudável e natural de baixa caloria muito rico em potássio. Esse mineral ajuda a controlar a pressão arterial e estimula a eliminação de líquidos retidos no organismo.

Extraído de dentro do caule de algumas palmeiras como a Jussara Açaí e Pupunha o palmito pode ser colocado em diversos pratos. É muito usado como recheio de salgados como empadinhas e pastéis assim como pode ser comido puro e gelado em saladas. É um alimento delicioso e normalmente comercializado em conserva de salmoura industrializada.

Veja as propriedades contidas em 100 gramas de palmito:

  • 23 calorias
  • 43 gramas de carboidratos
  • 18 gramas de proteínas
  • 32 gramas de fibra alimentar
  • 514 mg de sódio

palmito

O vegetal é rico nos seguintes minerais: cálcio ferro fósforo potássio e magnésio. Em relação a vitaminas o palmito possui: vitamina A vitamina B e vitamina C. Além de todas essas propriedades o alimento ainda é rico em fibras importantes para a regulação e bom funcionamento intestinal.

De acordo com médicos o palmito é um alimento fundamental para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no crescimento das crianças além de ajudar no sistema imunológico e reduzir a retenção de líquidos. Já o potássio presente no palmito colabora com o controle da pressão arterial. Contudo os nutricionistas fazem um alerta: o palmito é conservado em salmoura ou seja conservado em sal e por isso ele se transforma também em uma fonte de sódio. Por isso exige moderação no seu consumo quando em conserva. Se for possível comprar o palmito fresco não há restrições quanto à quantidade.

Como evitar palmito contaminado por botulismo

A ingestão de palmito deve ser feita com atenção para uma doença delicada e perigosa que pode afetar o vegetal. Trata-se do botulismo uma doença pouco comum potencialmente fatal resultante da ação de uma neurotoxina (toxina que ataca os neurônios) elaborada pela bactéria Clostridium botulinum. A neurotoxina botulínica é um dos venenos mais letais que conhecemos para o organismo humano. O botulismo é uma doença de notificação compulsória no Brasil ou seja precisa ser informada às autoridades de saúde. Entre 1999 a 2011 foram registrados 68 casos no Brasil com 20 óbitos uma taxa de mortalidade próxima de 30%. Esses números demonstram o quanto arriscada é a doença para a saúde humana.

palmito-e-a-saude

A recomendação é a seguinte para evitar o botulismo: se for palmito enlatado a lata não pode estar estufada amassada e nem apresentar sinais de ferrugem. Uma medida importante impressa nos rótulos por determinação do Ministério da Saúde é a recomendação de ferver o palmito por 15 minutos mesmo que ele já esteja pronto para consumo. Com isso evita-se uma possível contaminação por botulismo já que há possibilidades de existirem toxinas no palmito. Dar essa fervura no vegetal em água limpa também vai ajudar a diminuir o sódio contido na conserva.

Riboflavina (vitamina B2) no palmito

A riboflavina ou vitamina B2 encontrada no palmito é fonte de benefícios para a produção de células vermelhas que auxiliam no fortalecimento do organismo de modo geral. Essa substância contribui com o bem estar da pessoa e previne o envelhecimento precoce. Além disso para quem pratica esportes ou atividades físicas profissionalmente ou de modo amador pode perceber uma melhora no desempenho nos treinos. Isso porque essa vitamina auxilia na perda de massa gorda e favorece o ganho de massa muscular.

O fortalecimento do corpo também pode ser justificado pela quantidade de vitamina C que o palmito fornece ao organismo humano. Essa vitamina é essencial para a otimização do desempenho físico e favorece a absorção de ferro pelo corpo um elemento importante também para o enrijecimento e tônus muscular.

Portanto o palmito é um excelente alimento que deve ser incluído nas dietas balanceadas e nutritivas. Apenas vale estar muito atento à validade do produto assim como a sua higiene e conservação. Siga a risca as recomendações de consumo após aberta a embalagem.

Deixe uma resposta