Benefícios do Pepino

0
78
O pepino é um vegetal muito utilizado em saladas durante o almoço jantar e até como complemento em outros pratos. Muito nutritivo e com pouquíssimas calorias é um excelente aliado para quem deseja criar pratos funcionais para perder peso ou mesmo estabelecer uma dieta para manter a saúde em dia. São vastas as propriedades nutricionais do pepino tornando o vegetal completo e indispensável para a qualidade de vida. Ele é fonte de vitamina K variados tipos de vitaminas B cobre sódio açucares aminoácido fibra solúvel e insolúvel manganês sílica biotina e outros nutrientes.

Quando se opta tanto por alimentos industrializados excessivamente condimentos todos com dosagem exagerada de açúcar e sódio torna-se necessário propor uma mudança no estilo de vida e incluir frutas e vegetais pois realmente fazem bem. Com sua completude nutricional o pepino é o item certo para todos que desejam estabelecer o bem estar. Que tal incluir o pepino na dieta das crianças? Verifique alguns benefícios do vegetal e saiba por que é tão importante ingeri-lo regularmente.

pepino-e-seus-beneficios

Os benefícios do pepino para a saúde

Controla a pressão arterial – Quem tem pressão alta ou muito baixa a ingestão do pepino é recomendada porque o alimento graças às fibras magnésio e potássio atuam diretamente no controle da pressão. Uma dica: prepare um suco com pepino e outros vegetais como beterraba e cenoura e tome 2 vezes por dia. Em alguns dias a sua pressão estará regulada e consequentemente haverá prevenção contra doenças cardiovasculares.

Tratamento estético para os olhos – Sabe quando você acorda com os olhos inchados ou com aquelas olheiras indesejáveis que denunciam noites mal dormidas? Essas reações podem acabar com a aplicação de rodelas grossas de pepino na região dos olhos. O vegetal contém uma propriedade denominada ácido ascórbico que irá reter a água e diminuir o inchaço.

A aplicação deverá ocorrer por cerca de 10 minutos e depois o rosto deverá ser lavado com água morna.

Prevenção da ressaca – O pepino é uma ótima alternativa para prevenir as ressacas pois a combinação de eletrólitos complexo B açúcar e água garantem a hidratação e reposição de nutrientes perdidos com a ingestão do álcool.

Após chegar a casa depois de ter bebido uma quantidade considerável de álcool coma algumas fatias de pepino e na manhã seguinte você estará livre de enjôos dores de cabeça secura na boca e qualquer outro sintoma da ressaca.

pepino-beneficios-saude

Eficiente auxílio digestivo – Graças à fibra e a água o pepino é um alimento que irá promover o melhor funcionamento do seu aparelho digestivo. Facilitando o transporte de nutrientes até a evacuação.

Problemas digestivos diversos como úlcera prisão de ventre azia e acidez estomacal poderão ser prevenidos ou tratados de maneira eficiente.

Elimina o mau hálito e é bom para os dentes – Os problemas no hálito infelizmente são comuns e nem sempre tão fáceis de detectar rapidamente. Pela ação dos fitoquimicos do pepino as bactérias provocadoras da halitose são eliminadas. Além disso o vegetal produz o aumento da saliva na boca e controla a temperatura estomacal.

A ingestão do pepino também é importante para a saúde dentária pois durante a ingestão sua camada remove a placa bacteriana dos dentes e gengiva.

Mais benefícios

O pepino ainda é importante como um diurético tornando muito eficiente o tratamento contra pedras nos rins e outros problemas do sistema urinário; promove o crescimento de unhas e cabelos mais fortes e sadios a atenua queimaduras solares com a aplicação de sua pasta na área afetada. Para fazer esse preparo é simples: triture o vegetal aplique a porção diretamente na pele e retire com água morna cerca de 10 minutos depois.

É importante frisar que para que os efeitos para a saúde sejam evidentes é necessário comer o pepino com a casca pois nela estão disponibilizados os minerais.

Deixe uma resposta